APLICAÇÃO DO JOGO “DESVENDANDO OS SEGREDOS DO UNIVERSO” PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Raquel Viana Bernardo Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Escola Estadual Dom José Adelino Dantas
  • Jefferson Soares da Costa Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46007

Palavras-chave:

Ensino de Física. Astronomia. Jogos. Ensino-aprendizagem.

Resumo

A criação do jogo de tabuleiro “Desvendando os segredos do Universo” foi elaborado com propósito e finalidade de entretenimento, desenvolvimento intelectual e auxiliador à compreensão de um conhecimento específico que no referido jogo trata-se da obtenção de conhecimento da funcionalidade do universo. É um jogo de tabuleiro clássico que desperta o interesse e pode ser usado por pessoas acima de 8 anos de idade, visto que o tema envolve o fascínio da curiosidade e contemplação do desconhecido. No entanto, apesar de despertar o interesse e aguçamento em todas as idades, é provável que se encontre um pouco de dificuldade para crianças até oito anos, já que envolve o conhecimento da funcionalidade do Universo, tema bastante complexo, o nível de perguntas pode ser bastante elevado e difícil de compreensão nessa faixa etária. As regras do jogo são simples, e funcionam como qualquer jogo de tabuleiro que é necessário chegar ao fim da jornada para vencê-lo. É possível reunir várias pessoas e dividi-las em dois grupos para juntos percorrerem o caminho do jogo e que a cada passo dado desvendam as curiosidades sobre o universo e assim completem uma verdadeira viagem espacial pelo sistema solar.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

BERNARDO, Raquel Viana; DA COSTA, Jefferson Soares. APLICAÇÃO DO JOGO “DESVENDANDO OS SEGREDOS DO UNIVERSO” PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 458–467, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46007. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022