APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PEER INSTRUCTION

Autores

  • Assuero Alves Padilha Júnior Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Manoel J.S. Neto Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46000

Palavras-chave:

Ensino de Física. Peer Instruction. Ensino.

Resumo

O método clássico de aulas expositivas possui algumas limitações, em comparação às novas metodologias de ensino que vem surgindo. O Peer Instruction (inglês para instruções por pares) é uma metodologia ativa de ensino de física, que com o avanço da tecnologia nos tempos atuais, vem sendo cada vez mais usados em salas de aula, diferenciando-se das atividades expositivas que são um modo clássico de aulas de todas as disciplinas. Nesse trabalho, a proposta do “O Peer instruction” é envolver tecnologias, interação, diálogo entre alunos e professores, e também há uma troca de conhecimentos entre todos os integrantes de sala. Com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos durante as aulas, foi implementado um sistema de votação entre os alunos, a partir de um aplicativo de smartphone, para poder verificar a porcentagem de acertos da turma, e de acordo com a frequência de acertos, chegaria em um momento da aula em que irá ocorrer a formação de grupos para a discussão do tema proposto pelo professor em sala de aula, sendo que esse é o momento pelo qual foi criado a metodologia ativa de ensino, além de mostrar sua eficácia no ensino de física. Em comparação com o modelo clássico de ensino, iremos mostrar que o método também é mais eficiente em certos casos.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

PADILHA JÚNIOR, Assuero Alves; NETO, Manoel J.S. APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PEER INSTRUCTION. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 396–401, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46000. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46000. Acesso em: 31 ago. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022