O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR POR MEIO DE SIMULAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Gilson Yuri Silva Moura Instituto de Física (IF), Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Petrus Henrique Ribeiro dos Anjos Instituto de Física (IF), Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45973

Palavras-chave:

Ensino de Física. Simulação. Revisão Bibliográfica. Ciência dos Materiais. Física Atômica e Molecular.

Resumo

O estudo da estrutura da matéria é interdisciplinar, pois envolve diversas áreas do conhecimento, como a Quântica, a Química, a Ciência dos Materiais etc. Portanto, esse artigo se propõe em investigar, a partir de uma Revisão Bibliográfica, como a simulação computacional contribui para o ensino e aprendizagem. Para tanto, foi necessário realizar uma investigação catalográfica nos principais sites de busca de periódicos afim de encontrar os principais trabalhos científicos a respeito do tema nas plataformas de busca mais comuns. A Revisão Bibliográfica identificou uma demanda de novos recursos didáticos computacionais, mas apesar dos empecilhos, como de estrutura, formação de professores e principalmente escassez de cultura científica, os trabalhos científicos têm se tornado mais relevantes para o Ensino de Física.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

SILVA MOURA, Gilson Yuri; RIBEIRO DOS ANJOS, Petrus Henrique. O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR POR MEIO DE SIMULAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 363–369, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45973. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45973. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022