A PESQUISA BASEADA EM DESIGN E SEU USO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: O DESAFIO DA GARRAFA!
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45970Palavras-chave:
Gamificação. Ensino de Biologia. Ensino de Física. Robótica. Letramento Científico.Resumo
Neste trabalho, apresentam-se os resultados da utilização da metodologia de Pesquisa Baseada em Design (DBR) aplicada ao ensino de ciências para a construção de uma sequência didática. A sequência proposta para o ensino médio, tem enfoque curricular interdisciplinar e incorpora elementos das metodologias ativas de aprendizagem, em particular, da gamificação. O tema gerador foi o “desafio da garrafa”, um vídeo viral na internet muito famoso entre os jovens, destacando-se a primeira etapa preconizada pela DBR, o design. Os resultados compreendem a escolha dos princípios do design e a sequência propriamente dita, que se mostram ideais para o desenvolvimento e realização das próximas etapas da metodologia DBR.
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