FÍSICA EM CASA: USO DOS ITENS ENCONTRADOS NOS LARES PARA ENSINAR FÍSICA PARA ALUNOS DA MODALIDADE EJA

Autores

  • Paulo Martins Vieira Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto de Física
  • Wagner Ferreira Wagner Ferreira Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto de Física

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45966

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ensino Dirigido. Aprendizagem Significativa. Material para a EJA.

Resumo

O modelo da educação clássico, centralizada na oralidade do docente e passividade dos discentes é ainda hoje encontrado nas salas de aula do ensino regular e da educação de jovens e adultos (EJA). A sua manutenção é justificada com o argumento de ser a melhor maneira de se ensinar e por dar menos trabalho, ou mesmo pela escassez de ferramentas didáticas voltadas a EJA. Mas, felizmente, já há uma grande preocupação em alguns professores em apresentar aos alunos uma Física contextualizada. Contudo, até onde sabemos, não havia até o momento um material que compilasse de forma organizada a física que pode ser explorada na nossa casa, e foi pensando isto, que decidimos desenvolver este produto educacional no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF (MNPEF-SBF). Por exemplo, o aparelho de micro-ondas foi utilizado no estudo da interação da radiação com a matéria, e a geladeira para explicar alguns conceitos da termodinâmica. O material também apresenta uma seção chamada de mito ou verdade, e uma seção com dicas de bom uso dos equipamentos. Como resultados, obtivemos que a grande maioria dos alunos gostaram bastante da proposta apresentada. Vimos que alguns poucos alunos disseram não terem gostado ou achado o material de difícil entendimento, dentre outros pontos negativos. Por fim, esperamos que este material possa contribuir para uma mudança na realidade educacional do nosso país, e que os alunos cada vez mais aprendam Física e apliquem esse ensinamento no cotidiano em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU. 1999.

MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. 2 ed. São Paulo: EPU.2011.

RONCA, C. (1980). Aprendizagem significativa. In: Penteado, Wilma Millan Alves (Org.). Psicologia e Ensino. São Paulo: Papelivros, pp. 59 - 83.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

VIEIRA, Paulo Martins; WAGNER FERREIRA, Wagner Ferreira. FÍSICA EM CASA: USO DOS ITENS ENCONTRADOS NOS LARES PARA ENSINAR FÍSICA PARA ALUNOS DA MODALIDADE EJA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 305–310, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45966. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45966. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022