ENSINO DE FÍSICA PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE WEBQUEST

Autores

  • Bruna Cristina Oliveira Loureiro Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Marcelo Castanheira da Silva Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45960

Palavras-chave:

WebQuest. Conceito de Energia. Novo Ensino Médio. Ensino de Física.

Resumo

O trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto de conhecimento da Física “Conceito de energia para a Física: Clássica, Quântica e Relativística”, adaptada ao currículo da 1ª série do Novo Ensino Médio. O método utilizado foi a WebQuest e aplicada a 29 alunos de quatro turmas de uma escola pública estadual em Rio Branco, Acre. A WebQuest continha as partes: Início, Introdução, Processos, Tarefa, Avaliação, Conclusão e Créditos. Apesar dos resultados obtidos, através da aplicação de um questionário online, não serem os esperados, o método possibilitou o desenvolvimento crítico dos estudantes, estimulando a autonomia e a curiosidade científica deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DODGE, B. Some Thoughts About WebQuests, San Diego, 1995. Disponível em: https://webquest.org/sdsu/about_webquests.html. Acesso em: 16 out. 2021.

LOUREIRO, B. C. O. Conceito de energia para a física: clássica, quântica e relativística. 2021a. Disponível em: https://sites.google.com/view/conceito-de-energia-para-a-fsi/in%C3%ADcio. Acesso em: 16 out. 2022.

LOUREIRO, B. C. O. Questionário: objetos de aprendizagem em formato WebQuest no ensino de conteúdos de Física da 1a série do ensino médio. 2021b. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfelIuiNl9gocdpdaYFm_kq4VNvTJjAZEQRuFSz5Vm9DoKOrQ/viewform. Acesso em: 16 out. 2022.

MARSIGLIA, A. C. G.; PINA, L. D.; MACHADO, V. de O.; LIMA, M. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, 2017.

MIGLIORI, R. Neurociências e Educação. São Paulo, Brasil Sustentável Editora, 2013.

RIGUE, F. M.; AMESTOY, M. B. A Cultura no Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para os PCNS e a BNCC, Criciúma, 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

OLIVEIRA LOUREIRO, Bruna Cristina; CASTANHEIRA DA SILVA, Marcelo. ENSINO DE FÍSICA PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE WEBQUEST. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 255–260, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45960. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45960. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022