A DESCOBERTA DA NATUREZA ELÉTRICA DOS RAIOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-INVESTIGATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45948Palavras-chave:
natureza da ciência. raios em tempestades. história da eletricidade. ensino investigativo. Benjamin Franklin.Resumo
Este trabalho apresenta uma sequência didática aplicada em duas turmas de nono ano do ensino fundamental de uma escola particular do Distrito Federal. A construção da sequência foi baseada na utilização de um estudo de caso histórico na modalidade investigativa. O episódio histórico trabalhado é a descoberta da natureza elétrica dos raios, protagonizada por Benjamin Franklin no século XVIII. A intenção da proposta é fomentar a discussão de aspectos inerentes à natureza da ciência e introduzir os conceitos de carga elétrica e descarga elétrica. A utilização de narrações investigativas possibilita que o aluno seja colocado em uma simulação de produção científica fiel à realidade e, com isso, seja capaz de refletir e internalizar os aspectos inerentes à prática do cientista. A proposta conta também com atividades experimentais, práticas e demonstrativas, que buscam auxiliar na visualização e no entendimento dos fenômenos por parte dos alunos, bem como despertar o interesse no assunto abordado.
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