O USO DA PLACA MAKEY MAKEY PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES NA PERSPERCTIVA DA CULTURA MAKER

Autores

  • Gabriel dos Santos Feitosa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO)
  • Clebes André da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), Colégio Estadual José lobo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45940

Palavras-chave:

Maker. física. protagonista. metodologias ativas. lúdico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo de promover a compreensão sobre circuitos elétricos simples por meio da aprendizagem mão na massa destacando a importância da cultura maker e relatando os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de eletiva do Colégio Estadual José Lobo em suas aulas. O projeto tem como finalidade contribuir para a formação do senso crítico e transformador dos discentes a partir do uso de metodologias ativas, desenvolvendo criatividade e incentivando o trabalho colaborativo. Este trabalho terá como foco desenvolver uma prática pedagógica alternativa as aulas tradicionais, mostrando que é possível ensinar assuntos de física como o tema desse artigo por meio de metodologias ativas, tornando o ensino mais lúdico e prático com o aluno como protagonista do processo de ensino aprendizagem e o professor assumindo papel de mediador, contribuindo para o crescimento mútuo do aluno/professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLIKSTEIN, Paulo. Digital fabrication and ‘making’ in education: the democratization of invention. Stanford: Stanford University, 2013.

Brasil. Ministério da Educação. Brasília : Base Nacional Comum Curricular, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II, v. 2, 2015.

NOONOO, Stephen, PLAYING Games Can Build 21st-Century Skills. Research Explains How. EdSurge, 2019.

RAABE, A. L. A. et al. Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

SILVA, Maria Aparecida; JAELSON, SILVA. Cultura maker e educação para o século XXI: relato da aprendizagem mão na massa no 6o ano do ensino fundamental/integral do sesc ler Goiana. XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Anais, Recife: SENAC. 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DOS SANTOS FEITOSA, Gabriel; DA SILVA, Clebes André. O USO DA PLACA MAKEY MAKEY PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES NA PERSPERCTIVA DA CULTURA MAKER. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 124–129, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45940. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45940. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022