USO DO APLICATIVO TINKERCAD PARA ENRIQUECER A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCIPLINAS DE ELETRICIDADE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria Luiza Miguez Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Pará (IFPA),
  • Jefferson Maia de Sousa Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Fernando W. de Alencar Sobreira Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Carlos Alberto Santos Almeida Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45919

Palavras-chave:

TinkerCAD; laboratórios virtuais; ensino de física; aplicativos.

Resumo

Cursos de ensino médio integrados apresentam em seus componentes curriculares disciplinas aplicadas de Física, que objetivam introduzir conceitos fundamentais devendo trabalhar tanto a teoria como a prática correspondente. A conjugação dessas abordagens distintas muitas vezes implica em uma delas ser parcialmente negligenciada. A parte prática é a que sofre com a falta de tempo, somada à falta de estrutura laboratorial recorrente nas instituições de ensino no Brasil. Ferramentas virtuais que simulam laboratórios têm potencial para conjugadas às práticas presenciais enriquecer e fortalecer os conhecimentos teóricos que já são protagonistas. Apresentaremos uma atividade desenvolvida para utilizar o TinkerCAD no estudo de circuitos, especificamente para o estudo de associação de resistores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUTODESK TINKERCAD. Disponível em: https://www.tinkercad.com/dashboard. Acesso em: 02 nov. 2022.

CAVALCANTE, M. A., SANTOS, E. M. F. Eletrônica Criativa: Uma estratégia metodológica para o Ensino e Aprendizagem de conceitos de eletricidade e/ou eletrônica na modalidade Híbrida de Ensino: Introdução. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 43, e20210188. 2021. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0188

FEITOSA, M. C., LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PhET. REAMEC – Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9014.

FILHO, O. L. S., FERREIRA, M. Teorias da aprendizagem da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física. v. 2, n. 2. 2018. https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315.

MONTECIN, A., RIBEIRO, L. JAQUES, P. Ensino Remoto de Robótica: utilização de ferramentasa gratuitas e materiais de baixo custo no contexto de pandemia do Coronavírus. Paper presented at Anais dos Trabalhos de Conclusão de curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. 2020.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: E. P. U., 2a Edição ampliada - 2017a, 243p.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física. v. 1, n. 1, p.1-13. 2017b. https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7074.

SILVA, E. F., FERREIRA, R. N. C., SOUZA, E. J. (2021). Aulas práticas de ciências naturais: o uso do laboratório e a formação de docente. Educação: Teoria e Prática. v. 31, n. 64, p.1-22, 2021. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15360.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

LUIZA MIGUEZ, Maria; MAIA DE SOUSA, Jefferson; W. DE ALENCAR SOBREIRA, Fernando; SANTOS ALMEIDA, Carlos Alberto. USO DO APLICATIVO TINKERCAD PARA ENRIQUECER A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCIPLINAS DE ELETRICIDADE NO ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 610–617, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45919. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45919. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022