ONDAS MECÂNICAS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA VIA MOOC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.45558

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aprendizagem Significativa. Ondas Mecânicas.

Resumo

Os resultados referentes a física nos exames do Enem nos últimos anos têm revelado as dificuldades dos estudantes no processo de aprendizagem de física. Neste estudo destacamos como a aprendizagem significativa através do ensino de ondas mecânicas, em uma proposta de série didática utilizando videoaula e e-book via Curso Online Aberto e Massivo (MOOC), contribui segundo a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Para tanto, foi necessário descrever os conceitos, as características e fenômenos das ondas mecânicas, apresentar os principais pontos da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, expor e avaliar as contribuições deste modelo teórico para o ensino e aprendizagem de ondas mecânicas. Realizou-se, então, uma pesquisa empírica em sala de aula, onde se produziu e analisamos os dados a partir da teoria da aprendizagem significativa. Diante disso, verificou-se que houve uma predisposição dos alunos em relacionar-se com os novos conhecimentos. O material de fato mostra-se um potencial facilitador de aprendizagem e os resultados decorrentes das atividades e pós-teste foram satisfatórios, o que impõe a constatação de que se levarmos em conta o conhecimento prévio do aluno e utilizarmos certas estratégias e certos instrumentos facilitadores de aprendizagem, além de trabalhar a motivação do aluno para que ele tenha disposição em se relacionar e dá significado aquilo que aprende, com certeza haverá aprendizagem de física. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. São Paulo, Educ. Pesqui. [online], v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003.

AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. 1ª edição, Lisboa, Plátano Edições Técnicas. Tradução de The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. 2000.

BARROSO, Marta F; RUBINI, G; SILVA, Tatiana da. Dificuldades na aprendizagem de Física sob a ótica dos resultados do Enem. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 40, nº 4, São Paulo 2018 Epub 18-Jun-2018.

BÔAS, Newton Villas; DOCA, Ricardo Helou; BISCUOLA, Gualter José. Tópicos de Física: termologia, ondulatória, óptica. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

BÔAS, Newton Villas; DOCA, Ricardo Helou; BISCUOLA, Gualter José. Física: termologia, ondulatória, óptica. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

BONADIMAN, Helio; NONENMACHER, Sandra E. B. O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro Ensino de Física, v. 24, n. 2: p. 194-223, ago. 2007.

BONJORNO, José Roberto et al. Física: termologia, óptica, ondulatória. 3. ed. São Paulo: Ftd, 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1998.

Disponível no endereço: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 31 de agosto. de 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais para elaboração de material didático para EaD no ensino profissional e tecnológico. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ReferenciaisdeEAD.pdf >. Acesso em: 26 de agosto. 2022.

FERRARO, Nicolau Gilberto; TORRES, Carlos Magno A.; PENTEADO, Paulo Cesar M. Física: volume único. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2012.

FIUZA, Milena. Educação e tecnologia: quais as vantagens desse casamento? Curitiba: Editora Positivo, 2005.

FRAZZON, Lúcia Morosini. Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Revista Pedagógica, nº 3, 1999.

GONÇALVES JR, W. P.; BARROSO, M. F. As questões de física e o desempenho dos estudantes no ENEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 1-16, 2014.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: gravitação, ondas e termodinâmica. 8. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2009.

LACERDA A. L. de; SILVA T. da; Materiais e estratégias didáticas em ambiente virtual de aprendizagem. REV. BRAS. ESTUD. PEDAGOG. Brasília: Rbep, v. 96, n. 243, 2015. Mensal.

MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Novo Enem. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/busca-geral/179-estudantes-108009469/vestibulares-1723538374/13318-novo enem#:~:text=A%20proposta%20tem%20como%20principais,dos%20curr%C3%ADculos%20do%20ensino%20m%C3%A9dio.>. Acesso em: 31 de agosto. de 2022.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II, 2015. Disponível em: < http://rh.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf>. Acesso em: 14 de agosto. 2022.

MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem significativa de David Ausubel, “Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos”, São Paulo, ed. Moraes, 61-73. Revisada em 1995.

A TEORIA da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula; Brasília. Editora Universidade de Brasília, 2006 186p.

NUSSENZVEIG, H. Moisés. Fluídos, Oscilações e Ondas, Calor. 4ªed. Editora Blucher, 2002.

RAMALHO JÚNIOR, Francisco; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antônio de Toledo. Os Fundamentos da Física: termologia, ópticas e ondas. 9. ed. São Paulo: Moderna, 2007.

JUNIOR, Francisco; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antônio de Toledo. Física: os fundamentos da física. 10. ed. São Paulo: Moderna, 2009.

SCHLEMMER, E. Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. In: BARBOSA, R. M. (org). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SOUSA, Rodrigo de; CYPRIANO, Elysandra Figueredo. MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia, Ciênc. educ. (Bauru) vol.22 no.1 Bauru jan./mar. 2016.

VEIT, E. A.; TEODORO, V. D. Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 87-90, 2002.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

MOREIRA, Edvan; MARTINS SERRÃO, José Antônio. ONDAS MECÂNICAS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA VIA MOOC. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 302–328, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.45558. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45558. Acesso em: 12 nov. 2024.