ONDAS MECÂNICAS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA VIA MOOC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.45558

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aprendizagem Significativa. Ondas Mecânicas.

Resumo

Os resultados referentes a física nos exames do Enem nos últimos anos têm revelado as dificuldades dos estudantes no processo de aprendizagem de física. Neste estudo destacamos como a aprendizagem significativa através do ensino de ondas mecânicas, em uma proposta de série didática utilizando videoaula e e-book via Curso Online Aberto e Massivo (MOOC), contribui segundo a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Para tanto, foi necessário descrever os conceitos, as características e fenômenos das ondas mecânicas, apresentar os principais pontos da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, expor e avaliar as contribuições deste modelo teórico para o ensino e aprendizagem de ondas mecânicas. Realizou-se, então, uma pesquisa empírica em sala de aula, onde se produziu e analisamos os dados a partir da teoria da aprendizagem significativa. Diante disso, verificou-se que houve uma predisposição dos alunos em relacionar-se com os novos conhecimentos. O material de fato mostra-se um potencial facilitador de aprendizagem e os resultados decorrentes das atividades e pós-teste foram satisfatórios, o que impõe a constatação de que se levarmos em conta o conhecimento prévio do aluno e utilizarmos certas estratégias e certos instrumentos facilitadores de aprendizagem, além de trabalhar a motivação do aluno para que ele tenha disposição em se relacionar e dá significado aquilo que aprende, com certeza haverá aprendizagem de física. 

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

MOREIRA, Edvan; MARTINS SERRÃO, José Antônio. ONDAS MECÂNICAS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA VIA MOOC. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 302–328, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.45558. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45558. Acesso em: 30 abr. 2024.