Análise do desafio docente no ensino de Física: habilitar e traduzir conceitos em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Autores

  • Edvan Moreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
  • Darlene Pereira Freitas UEMA
  • Gabriella Vieira Ambrósio UEMA
  • Kleiane Negalho Gatinho UEMA

Palavras-chave:

Surdo. Ensino. Física

Resumo

É perceptível a dificuldade que temos em transmitir conhecimentos Físicos aos alunos Surdos (PAIVA, 2016), hoje sabemos que pelo desenvolvimento e crescimento do homem isso se torna cada vez mais fácil, mas nem sempre foi dessa forma, os Surdos foram tratados por muito tempo como inúteis, incompetentes e anormais, durante essa época foram privados de seus direitos básicos, contudo passaram a lutar por seus próprios direitos. Um dos fatores que auxiliou nas conquistas foi a mudança no âmbito educacional introduzida pelo Monge Pedro Ponce de Leon, e hoje difundida essa iniciativa no Brasil em escolas da rede pública que acolhem alunos Surdos. A transferência de conhecimento para esses alunos é de forma específica, não se trata de uma tarefa fácil, uma vez que existem terminologias próprias da disciplina ministrada como é o caso da Física, que possui um vocabulário técnico e conceitos que são ministrados de forma abstrata, e desta forma os intérpretes precisam de um tempo maior até mesmo para habilitar e traduzir conceitos. Diante desta análise despertou-se a necessidade de examinar as dificuldades na exposição dos conteúdos de Física para os alunos Surdos em algumas escolas da rede pública da cidade de São Luís - MA, com a finalidade de analisar os métodos que possam contribuir na compreensão das aulas de Física.

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Publicado

2021-04-17

Como Citar

MOREIRA, Edvan; PEREIRA FREITAS, Darlene; VIEIRA AMBRÓSIO, Gabriella; NEGALHO GATINHO, Kleiane. Análise do desafio docente no ensino de Física: habilitar e traduzir conceitos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 97–108, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/33107. Acesso em: 16 abr. 2024.