Quadro Didático AC: um produto didático para o ensino por investigação nas aulas práticasde circuitos elétricos e eletromagnetismo

Autores

  • Sérgio Luiz França Laboratório de Inovação Tecnológica, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Juiz de Fora-MG, Brasil
  • Bruno Gonçalves Instituto Fedrral de Educação, Ciência e Tecnlogia do Sudeste de Minas Gerais
  • Bruno Rizzuti Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.43871

Palavras-chave:

Circuitos elétricos. Eletricidade. Quadrodidático.

Resumo

Neste trabalho apresentamos o Quadro AC. É uma tecnologia educacional que possui registro no INPI, sob o número BR 302012002737-3, que tem a finalidade de facilitar o ensino de circuitos elétricos com corrente alternada. Ele pode ser utilizado em cursos regulares do Ensino Médio, cursos técnicos e superiores. Os pontos principais do produto são a segurança para o usuário e o fácil manuseio. Com ele é possível abordar a lei das malhas, a lei dos nós (leis de Kirchhoff) e a lei da indução de Faraday de forma investigativa. Neste texto explicamos o funcionamento detalhado de cada parte do produto e são apresentados dois métodos de aplicação em sala de aula. Um deles permite que ele seja utilizado por uma turma com muitos alunos de tal forma que todos participem durante toda a aula. O foco principal é gerar engajamento da turma na atividade e nos resultados produzidos por cada um dos alunos ao executar tarefas.

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Referências

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

LUIZ FRANÇA, Sérgio; GONÇALVES, Bruno; FERREIRA RIZZUTI, Bruno. Quadro Didático AC: um produto didático para o ensino por investigação nas aulas práticasde circuitos elétricos e eletromagnetismo. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 87–100, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v6i3.43871. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/43871. Acesso em: 12 nov. 2024.

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