Quadro Didático AC: um produto didático para o ensino por investigação nas aulas práticasde circuitos elétricos e eletromagnetismo
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.43871Palavras-chave:
Circuitos elétricos. Eletricidade. Quadrodidático.Resumo
Neste trabalho apresentamos o Quadro AC. É uma tecnologia educacional que possui registro no INPI, sob o número BR 302012002737-3, que tem a finalidade de facilitar o ensino de circuitos elétricos com corrente alternada. Ele pode ser utilizado em cursos regulares do Ensino Médio, cursos técnicos e superiores. Os pontos principais do produto são a segurança para o usuário e o fácil manuseio. Com ele é possível abordar a lei das malhas, a lei dos nós (leis de Kirchhoff) e a lei da indução de Faraday de forma investigativa. Neste texto explicamos o funcionamento detalhado de cada parte do produto e são apresentados dois métodos de aplicação em sala de aula. Um deles permite que ele seja utilizado por uma turma com muitos alunos de tal forma que todos participem durante toda a aula. O foco principal é gerar engajamento da turma na atividade e nos resultados produzidos por cada um dos alunos ao executar tarefas.
Downloads
Referências
CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 2018: [18(3)]765-794.
HIGA, I.; OLIVEIRA, O. B. A experimentação nas pesquisas sobre o ensino de Física: fundamentos epistemológicos e pedagógicos. Educar 2012: [ v.44]75-92.
H. L. AZEVEDO, H. L; MONTEIRO JÚNIOR, F. N. Tendências a partir do levantamento dos artigos em periódicos da área no Brasil. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências 2009[ISSN: 21766940].
LOPIM, M. M.; FRANÇA, S. L.; COSTA, M. F. S.; GONÇALVES, B.; RIZZUTI B. F. LÚDICO - Luxímetro Didático Comparativo. Física na Escola 2018: [v.16] 2.
PRAIA, J. F. Problema, Teoria e Observação em Ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência & Educação2002[v.8] 127-145.
VISCOVINI, R. C.; SILVA, D. M.; ÁVILA, E. A.; MARTON, I. L. A.; Marcio A. dos SANTOS, M. A.; BALISCEI, M. P.; OLIVEIRA, M. A. F.; SANTOS, R. R.; SABINO, A. C.; Eliane da S. GOMES,E. S.; PASSOS, M. M.; Sergio de M. ARRUDA, S. M. Maquete didática de um sistema trifásico de corrente alternada com Arduino: ensinando sobre a rede elétrica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física 2015 [v.32] 856-869.
SILVEIRA, F. L. Explicação Qualitativa do ``Anel de Thomson''. Como Ocorre a ``Levitação Magnética''. Revista Brasileira de Ensino de Física 2003 [v.25] 81-85.
STRIEDER, R. B.; WATANABE, G. – Atividades Investigativas na Educação Científica:Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o Ensino e Ciências por Investigação. RevistaBrasileirade PesquisaemEducaçãoemCiências 2018 [18(3)] 819-949.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).