LEVITADOR SÔNICO: UM PRODUTO VISUALMENTE ATRATIVO PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE ONDULATÓRIA

Autores

  • Márcio Fernandes Santana da Costa IF Sudeste MG - campus Juiz de Fora
  • Bruno Gonçalves IF Sudeste MG - campus Juiz de Fora
  • Bruno Ferreira Rizzuti Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marlon Cesar de Alcantara IF Sudeste MG - campus Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.44495

Palavras-chave:

Ondas estacionárias. Levitação acústica. Livros didáticos.

Resumo

Este trabalho apresenta uma forma alternativa de se abordar o conteúdo de ondas estacionárias a partir de um produto que chamaremos de Levitador Sônico. Os livros didáticos tradicionais mostram figuras que podem fazer os estudantes criarem concepções que não condizem com aquelas que concordam com a descrição matemática do fenômeno apresentado. Discutimos então como construir o Levitador Sônico de baixo custo com um microcontrolador Arduino, que ajuda a motivar o tema de ondulatória para os alunos. Usando o aparato como exemplo, elaboramos um texto didático, baseado na modelagem analítica, como sugestão para suprir tal lacuna da literatura convencional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. A. B.; PÉREZ, N.; ADAMOWSKI, J. C. Review of Progress in Acoustic Levitation. Brazilian Journal Of Physics, v. 48, n. 2, p. 190-213, 30 dez. 2018.

ARAÚJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 30, n. 2, p. 362-384, 2013.

AUSUBEL, D. P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart and Winston. 1968. 685 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRILLOUIN, L. Les pressions et tensions de radiation, Rev. d’Acoust., v. 5, p. 99-111, 1936.

FERREIRA, M.; ROCHA, J. V. S.; FILHO, O.L.S. Sequência Didática para o Ensino de Acústica. Physicae Organum, v. 5, n. 1, p. 27-38, 2019.

GALILI, I. Towards a Refined Depiction of Nature of Science: Applications to Physics Education. Science & Education, v. 28, p. 503–537, 2019.

GOR'KOV, L. P., Forces acting on a small particle in an acoustic field within an ideal fluid, Doklady Akademii Nauk SSSR, v. 140, p. 88-91, 1961.

JARDIM, W. T.; OTOYA, V. J. V.; OLIVEIRA, C. G. S. A teoria da relatividade restrita e os livros didáticos do Ensino Médio: Discordâncias sobre o conceito de massa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 2506-1-2506-7, jun. 2015.

KING, L. On the Acoustic Radiation Pressure on Spheres, Proceedings of the Royal Society London A, v. 147, p. 212-240, nov. 1934.

MARZO, A.; BARNES, A.; DRINKWATER, B. W. TinyLev: A multi-emitter single-axis acoustic levitator. Review of Scientific Instruments, v. 88, n. 8, p. 085105-085110, ago. 2017.

MOTOKANE, T. M. Sequências Didáticas Investigativas e Argumentação no Ensino de Ecologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17 n. especial, p. 115-137, 2015.

NOVAK, G. M. et al. Just-in-time teaching: blending active learning with web technology. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1999. 188 p.

RUSSEL, D. A. Acoustics and Vibration Animations. Graduate Program in Acoustics, The Pennsylvania State University, 2012 Disponível em <https://www.acs.psu.edu/drussell/Demos/StandingWaves/StandingWaves.html>. Acesso em: 13, setembro, 2019.

SANTESSON, S.; NILSSON, S. Airborne chemistry: acoustic levitation in chemical analysis. Analytical And Bioanalytical Chemistry, v. 378, n. 7, p. 1704-1709, abr. 2004.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, 28 ago. 2018.

TURPEN, C.; FINKELSTEIN, N. D. The construction of different classroom norms during Peer Instruction: Students perceive differences. Physical Review Special Topics – Physics Education Research, v. 6, n. 2, p. 020123-1 – 0201231-22, 2010.

VIEIRA, L. P.; AMARA, D. F.; LARA, V.O.M. Ondas sonoras estacionárias em um tubo: análise de problemas e sugestões. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1504-1-1504-5, fev. 2014.

ZABALA, A. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZANG, D. et al. Acoustic levitation of liquid drops: dynamics, manipulation and phase transitions. Advances in Colloid and Interface Science, v. 243, p. 77-85, 2017.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

FERNANDES SANTANA DA COSTA, Márcio; GONÇALVES, Bruno; FERREIRA RIZZUTI, Bruno; CESAR DE ALCANTARA, Marlon. LEVITADOR SÔNICO: UM PRODUTO VISUALMENTE ATRATIVO PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE ONDULATÓRIA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 129–146, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.44495. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/44495. Acesso em: 1 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)