Pêndulo Simples: Tracker x Phyphox

Autores

  • Jessica Emilia Pinto Carvalho Landeira
  • Igor Alves Sarmento
  • Romero Alves
  • Elaine Aparecida Carvalho
  • Alysson Miranda de Freitas Colégio de Aplicação João XXIII / Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bruno Gonçalves Laboratório de Inovação Tecnológica, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Juiz de Fora-MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.32312

Palavras-chave:

Phyphox, Tracker, Pêndulo

Resumo

Mostramos neste trabalho que o erro das medidas associadas a obtenção da gravidade local com o aplicativo Phyphox não são relevantes para atividades didáticas em comparação com métodos tradicionais. Foi realizada a filmagem do experimento do pêndulo simples em que o celular é usado como corpo de prova, ao mesmo tempo que coleta medidas. Obtivemos o valor do período de oscilação de duas formas independentes. Além da própria medida do aplicativo em tempo real, ele foi extraído a partir da análise deste vídeo no programa Tracker. Realizamos também um segundo experimento para comparar os resultados obtidos diretamente de um cronômetro, com aqueles que são extraídos a partir da análise do vídeo, em uma montagem sem o celular. Este caso deixa claro que a influência do operador torna esse método mais impreciso que os outros dois. Ainda é possível observar um efeito inesperado na oscilação durante aproximadamente 24% do tempo para alguns casos, o que torna a modelagem matemática do pêndulo simples não condizente com todos os dados tratados no nosso experimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, T.; DIAS, E. C.; JULIãO, A. S. Um laboratório portátil de baixo custo: medição de g utilizando um pêndulo e a placa raspberry pi+. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 590”“602, 2017. 92

ARANHA, V. P. et al. Catch the moving ruler and estimate reaction time in children. Indian J Med Health Sci, v. 2, n. 1, p. 23”“26, 2015. 103

ARNOLD, F. J. et al. Estudo do amortecimento do pêndulo simples: uma proposta para aplicação em laboratório de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4311”“4318, 2011. 92

BRIGGLE, J. Analysis of pendulum period with an ipod touch/iphone. Physics Education, v. 48, n. 3, p. 285”“288, 2013. 93

CASTELLANOS, A. R. R.; ALVAREZ-SALAZAR, C. E.; HOLANDA, P. C. d. Testing discrepancies in the measurement of the acceleration of gravity in a physical pendulum experiment. Revista Brasileira de Ensino de Física, scielo, v. 42, 00 2020. ISSN

-1117. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100605&nrm=iso>. 92

CIDEPE - Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa . Site Empresarial. 2020. Upload de EmilJ. Disponível em: <https://www.cidepe.com.br/index.php/br/produtos-interna/conjunto-pendulos-fisico-e-simples-23816-acessoem06demaiode2020.> 93

FERNANDES, A. et al. Efeito doppler com tablet e smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 3504”“3512, 2016. 92

GONÇALVES, B. Pêndulo PHYPHOX. 2020. <https://youtu.be/KsKMvob2fP4>. 106

HYNDMAN, R. J.; KOEHLER, A. B. Another look at measures of forecast accuracy. International Journal of Forecasting, v. 22, n. 4, p. 679 ”“ 688, 2006. 99

ILAMKAR, K. R. Analysis of human information processing in performance and cognition. International Journal of Research in Health Sciences, v. 2, n. 1, p. 36”“40, 2014. 103

JR., W. B.; ARANHA, N. Estudo das oscilações amortecidas de um pêndulo físico com o auxílio do Tracker. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 2504”“2513, 2015. 92

JÚNIOR, G. F. V.; COSTA, R. P. S.; RIZZUTI, B. F. Grandezas físicas unidimensionais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 3, p. 3304, 2018. 99

KUHN, J.; VOGT, P. Smartphones as experimental tools: Different methods to determine the gravitational acceleration in classroom physics by using everyday devices. European Journal of Physics Education, v. 4, n. 1, p. 16”“27, 2013. 93

MADRID, A. C. The period of a pendulum. Physics Education, v. 18, n. 6, p. 271, 1983. 103

MATTHEWS MICHAEL R., G. C.; STINNER, A. The Pendulum: Its Place in Science, Culture and Pedagogy. Science Education, v. 13, p. 261”“277, 2004. 92

MAZZELLA, A.; TESLA, I. An investigation into the effectiveness of smartphone experiments on students. Physics Education, v. 51, n. 5, p. 055010”“055020, 2016. 93, 102

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica 2 - Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 3. ed. [S.l.]: Edgard Blucher, 1981. v. 2. ISBN 9788521207474. 94 Observatório Nacional. File: Relatório de estação gravimétrica. 2011. Disponível em:

<http://extranet.on.br/bdgon/gravimetria/pesquisar.php?pg=estacao&uf=inicio> ”“ acesso em 19 maio de 2020. 99, 101

Open Source Physics. File: Tracker 5.1.5 windows installer. 2020. Disponível em: <https://physlets.org/tracker/> ”“ acesso em 19 maio de 2020. 97 QtiPlot - Data Analisys and Scientific Visualisation. File: Qtiplot 0.9.8.3. 2011. Disponível em: <https://intranet.cells.es/Members/cpascual/docs/unofficial-qtiplot-packages-for-windows> ”“ acesso em 29 maio de 2020. 95

SAXENA, C.; KAUR, R.; ARUN, P. Reaction time of a group of physics students. Physics Education, v. 43, n. 3, p. 309, 2008. 103

STAACKS, S. Experiment: Pendulum (en). 2017. <https://youtu.be/xY3NFcDG3ZU>. 95, 96

STAACKS, S. et al. Advanced tools for smartphone-based experiments: phyphox. Physics Education, v. 53, n. 4, p. 045009”“045015, 2018. 93

VOGT, P.; KUNH, J. Analyzing simple pendulum phenomena with a smartphone acceleration sensor. The Physics Teacher, v. 50, n. 7, p. 439, 2012. 93

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

EMILIA PINTO CARVALHO LANDEIRA, Jessica; ALVES SARMENTO, Igor; ALVES, Romero; APARECIDA CARVALHO, Elaine; MIRANDA DE FREITAS, Alysson; GONÇALVES, Bruno. Pêndulo Simples: Tracker x Phyphox. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 91–108, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i2.32312. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/32312. Acesso em: 19 abr. 2024.