Proposta para o Ensino de Calorimetria Utilizando a Plataforma Arduino em uma Sequência Didática Diversificada

Autores

  • Alysson Miranda de Freitas Colégio de Aplicação João XXIII / Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Wilson de Souza Melo
  • André Luís de Almeida Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.44793

Palavras-chave:

Ensino de Física. Aprendizagem Significativa Crítica. Calorimetria. Arduino.

Resumo

O ensino de conceitos relacionados à Calorimetria é fortemente influenciado pelas concepções prévias dos aprendizes baseadas em experiências sensoriais que muitas vezes levam a formulações de concepções errôneas e dificultam a aprendizagem dos conceitos. Na literatura, verifica-se que há uma escassez de trabalhos com propostas didáticas baseadas em metodologias ativas para o ensino de Calorimetria, sobretudo de trabalhos com propostas de atividades experimentais. Neste trabalho, propomos uma unidade de ensino potencialmente significativa baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica para o ensino de Calorimetria. A sequência didática desenvolvida utiliza diversos recursos didáticos, como imagens norteadoras, atividades experimentais, pesquisa da evolução dos conceitos ao longo da história, simulações computacionais e jogos, objetivando uma participação ativa do aprendiz em seu processo de ensino-aprendizagem. Um dos principais objetivos desta sequência é propor uma atividade experimental sobre Calorimetria, para isto utilizamos a plataforma Arduino UNO R3 e o sensor de temperatura DS18B20 para o desenvolvimento de um arranjo experimental com aquisição de dados automatizada, boa precisão e rápido tempo de resposta. A sequência didática foi aplicada em quatro turmas do 2º ano do ensino médio de duas escolas públicas estaduais nos municípios de Bicas e Guarará do estado de Minas Gerais. Os resultados indicam que a sequência didática diversificada elaborada tem o potencial de promover a aprendizagem significativa crítica dos conceitos relacionados à Calorimetria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A.; MOREIRA, M. A. Modelos computacionais no ensino aprendizagem de física: um referencial de trabalho. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 341–366, 2012.

ARAÚJO, M. S. T. d.; ABIB, M. L. V. d. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de ensino de física, SciELO Brasil, v. 25, p. 176–194, 2003.

BIPM. The International System of Units (SI). 9. ed. https://www.bipm.org/en/publications/sibrochure: Bureau International des Poids et Mesures, 2019. ISBN 978-92-822-2272-0.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica (critical meaningful learning). Teoria da Aprendizagem Significativa, v. 47, 2000.

MOREIRA, M. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, p. 2–17, 2011.

MOREIRA, M. A. Potentially meaningful teaching units-pmtu. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2011.

PHET Interactive Simulations. File: Forma de Energia e Transformações. 2021. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/energy-forms-and-changes> – acesso em 25 out. 2021.

ROSA, C. T. W. da et al. Experimento de condução térmica com e sem uso de sensores e arduino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 292–305, 2016.

SILVA, A. L. de A. Um proposta para a aprendizagem de Calorimetria utilizando a plataforma Arduino em uma sequência didática diversificada. Dissertação (Mestrado) — Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, 8 2019. <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11456>.

SILVA, G. R. da; ERROBIDART, N. C. G. A produção científica nacional em periódicos sobre o ensino de termodinâmica. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 559–577, 2019.

VIDAL, N. F.; MENEZES, P. H. D. Laboratório real x laboratório virtual:possibilidades e limitações destes recursos em uma atividade investigativa para o ensino de eletrodinâmica. A Física na Escola, v. 17, n. 2, p. 54–58, 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

MIRANDA DE FREITAS, Alysson; DE SOUZA MELO, Wilson; LUÍS DE ALMEIDA SILVA, André. Proposta para o Ensino de Calorimetria Utilizando a Plataforma Arduino em uma Sequência Didática Diversificada. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 20–38, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i1.44793. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/44793. Acesso em: 22 fev. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)