Proposta para o Ensino de Calorimetria Utilizando a Plataforma Arduino em uma Sequência Didática Diversificada
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.44793Palavras-chave:
Ensino de Física. Aprendizagem Significativa Crítica. Calorimetria. Arduino.Resumo
O ensino de conceitos relacionados à Calorimetria é fortemente influenciado pelas concepções prévias dos aprendizes baseadas em experiências sensoriais que muitas vezes levam a formulações de concepções errôneas e dificultam a aprendizagem dos conceitos. Na literatura, verifica-se que há uma escassez de trabalhos com propostas didáticas baseadas em metodologias ativas para o ensino de Calorimetria, sobretudo de trabalhos com propostas de atividades experimentais. Neste trabalho, propomos uma unidade de ensino potencialmente significativa baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica para o ensino de Calorimetria. A sequência didática desenvolvida utiliza diversos recursos didáticos, como imagens norteadoras, atividades experimentais, pesquisa da evolução dos conceitos ao longo da história, simulações computacionais e jogos, objetivando uma participação ativa do aprendiz em seu processo de ensino-aprendizagem. Um dos principais objetivos desta sequência é propor uma atividade experimental sobre Calorimetria, para isto utilizamos a plataforma Arduino UNO R3 e o sensor de temperatura DS18B20 para o desenvolvimento de um arranjo experimental com aquisição de dados automatizada, boa precisão e rápido tempo de resposta. A sequência didática foi aplicada em quatro turmas do 2º ano do ensino médio de duas escolas públicas estaduais nos municípios de Bicas e Guarará do estado de Minas Gerais. Os resultados indicam que a sequência didática diversificada elaborada tem o potencial de promover a aprendizagem significativa crítica dos conceitos relacionados à Calorimetria.
Downloads
Referências
ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A.; MOREIRA, M. A. Modelos computacionais no ensino aprendizagem de física: um referencial de trabalho. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 341–366, 2012.
ARAÚJO, M. S. T. d.; ABIB, M. L. V. d. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de ensino de física, SciELO Brasil, v. 25, p. 176–194, 2003.
BIPM. The International System of Units (SI). 9. ed. https://www.bipm.org/en/publications/sibrochure: Bureau International des Poids et Mesures, 2019. ISBN 978-92-822-2272-0.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica (critical meaningful learning). Teoria da Aprendizagem Significativa, v. 47, 2000.
MOREIRA, M. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, p. 2–17, 2011.
MOREIRA, M. A. Potentially meaningful teaching units-pmtu. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2011.
PHET Interactive Simulations. File: Forma de Energia e Transformações. 2021. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/energy-forms-and-changes> – acesso em 25 out. 2021.
ROSA, C. T. W. da et al. Experimento de condução térmica com e sem uso de sensores e arduino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 292–305, 2016.
SILVA, A. L. de A. Um proposta para a aprendizagem de Calorimetria utilizando a plataforma Arduino em uma sequência didática diversificada. Dissertação (Mestrado) — Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, 8 2019. <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11456>.
SILVA, G. R. da; ERROBIDART, N. C. G. A produção científica nacional em periódicos sobre o ensino de termodinâmica. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 559–577, 2019.
VIDAL, N. F.; MENEZES, P. H. D. Laboratório real x laboratório virtual:possibilidades e limitações destes recursos em uma atividade investigativa para o ensino de eletrodinâmica. A Física na Escola, v. 17, n. 2, p. 54–58, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).