Proposta para o Ensino de Calorimetria Utilizando a Plataforma Arduino em uma Sequência Didática Diversificada

Autores

  • Alysson Miranda de Freitas Colégio de Aplicação João XXIII / Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Wilson de Souza Melo
  • André Luís de Almeida Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.44793

Palavras-chave:

Ensino de Física. Aprendizagem Significativa Crítica. Calorimetria. Arduino.

Resumo

O ensino de conceitos relacionados à Calorimetria é fortemente influenciado pelas concepções prévias dos aprendizes baseadas em experiências sensoriais que muitas vezes levam a formulações de concepções errôneas e dificultam a aprendizagem dos conceitos. Na literatura, verifica-se que há uma escassez de trabalhos com propostas didáticas baseadas em metodologias ativas para o ensino de Calorimetria, sobretudo de trabalhos com propostas de atividades experimentais. Neste trabalho, propomos uma unidade de ensino potencialmente significativa baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica para o ensino de Calorimetria. A sequência didática desenvolvida utiliza diversos recursos didáticos, como imagens norteadoras, atividades experimentais, pesquisa da evolução dos conceitos ao longo da história, simulações computacionais e jogos, objetivando uma participação ativa do aprendiz em seu processo de ensino-aprendizagem. Um dos principais objetivos desta sequência é propor uma atividade experimental sobre Calorimetria, para isto utilizamos a plataforma Arduino UNO R3 e o sensor de temperatura DS18B20 para o desenvolvimento de um arranjo experimental com aquisição de dados automatizada, boa precisão e rápido tempo de resposta. A sequência didática foi aplicada em quatro turmas do 2º ano do ensino médio de duas escolas públicas estaduais nos municípios de Bicas e Guarará do estado de Minas Gerais. Os resultados indicam que a sequência didática diversificada elaborada tem o potencial de promover a aprendizagem significativa crítica dos conceitos relacionados à Calorimetria.

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Publicado

2023-04-25

Como Citar

MIRANDA DE FREITAS, Alysson; DE SOUZA MELO, Wilson; LUÍS DE ALMEIDA SILVA, André. Proposta para o Ensino de Calorimetria Utilizando a Plataforma Arduino em uma Sequência Didática Diversificada. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 20–38, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i1.44793. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/44793. Acesso em: 2 maio. 2024.

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