AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DE UMA ESF-CÁCERES-MT
Palavras-chave:
Envelhecimento populacional, Atividade cotidiana, IdosoResumo
O envelhecimento é um processo biológico universal e progressivo e a cada dia que passa o número de idosos cresce expressivamente. Paralelo a esse fato, aumenta a prevalência de doenças crônicas e incapacitantes que compromete a independência e a autonomia do idoso, refletindo negativamente em sua qualidade de vida. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional de idosos, verificar morbidades referidas e os aspectos comportamentais dessa população. Metodologia: Aplicou-se um questionário preestabelecido, a escala de Lawton e o índice de Katz em 104 idosos que habitavam em área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família, com idade igual ou superior a sessenta anos. Resultado: A maioria dos idosos é independente para todas as AVD e AIVD. Quanto aos aspectos comportamentais que contribuem negativamente e positivamente para a saúde dos idosos (tabagismo, etilismo e exercício físico) não são praticados pela maioria deles. Nota-se que as doenças prevalentes são hipertensão e diabetes. Conclusão: Dessa maneira, o profissional deve estar atento ao diagnóstico situacional da parte da população que mais cresce no Brasil e capacitar-se para atender suas necessidades de forma integral, prevenindo doenças e promovendo saúde para que a independência e autonomia sejam características expressivas e significativas nessa faixa etária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).