Aspectos socioculturais da tuberculose e diálogo com políticas públicas em saúde no Brasil
Résumé
A tuberculose (TB) leva ao distanciamento dos indivíduos de seus ambientes sociais e afetivos, com reconstrução de valores coletivos, relegando-os à condição de inferioridade e subserviência sartreanos, passivos à s condições opressoras impostas pela sociedade, que desconsidera o Outro como legítimo na construção social intersubjetiva. Este trabalho visa abordar os aspectos sociais, simbólicos e psicológicos do portador de tuberculose e PPS no Brasil através de revisão integrativa nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Scholar por meio dos descritores Tuberculose, Sociedade, Cultura, Aspectos Psicossociais, Aspectos Socioculturais; Politicas Públicas em Saúde, Movimentos Sociais e Controle Social, agrupados ou individualmente, segundo sua proximidade ou afastamento com a pergunta norteadora: “Como as Políticas Públicas em Saúde dialogam com os movimentos sociais e os aspectos socioculturais da Tuberculose?”. Considerando que a forma de ver uma situação e seu significado em determinada realidade é fator norteador, mesmo que subjetivo, de ações, acentua-se que intervenções devam dar-se na medida de sua totalidade humana, sócio-econômico-político-cultural. É nesse sentido que o conhecimento da situação socioeconômica e cultural de uma região é imprescindível ao enfrentamento da cadeia de eventos dessa doença eminentemente social em determinada comunidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).