Cultura e formação universitária no campo da saúde:

diálogos possíveis a partir de um relato de experiência

Autores

  • Débora Regina Marques Barbosa Instituto de Ensino Superior Múltiplo
  • Manoel Guedes de Almeida Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação, Cultura, Serviços de saúde

Resumo

Introdução: a utilização de espaços de ensino-aprendizagem que aproximem o estudante dos espaços sociais extra-muros é capaz de propiciar a construção de pensamento crítico e reflexivo sobre a realidade que o cerca, sobretudo no que diz respeito à valorização de culturas diversas na construção de um ambiente saudável. A cultura indígena, muito desvalorizada diante do conhecimento biomédico, carece, porém, de estratégias de valorização nos cursos de saúde. Metodologia: Trata-se de estudo retrospectivo qualitativo realizado através de anotações em “diário de bordo” de estudantes que participaram de rodas de rodas de conversa com população indígena e profissionais de saúde em Casa do Índio de uma capital brasileira. Conclusão: O nítido distanciamento entre a cultura indígena e a desvalorização de seus saberes perante o conhecimento científico refletem a forma dominante de entender as relações saúde-doença de maneira estritamente biológica. Com efeito, a experiência foi capaz de propiciar espaços de problematização da realidade indígena, sua assistência em saúde e as relações culturais que se impõe sobre suas formas tradicionais de cuidado.

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Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
Barbosa DRM, Almeida MG de. Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];5(3):pag. 1068-1078. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/488

Edição

Seção

Relatos de Experiências

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