Universidade:

espaço de conquistas do controle social

Autores

  • Manoel Guedes de Almeida Universidade Federal do Piauí
  • Débora Regina Marques Barbosa Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM
  • José Ivo dos Santos Pedrosa Universidade Federal do Piauí

Resumo

O presente trabalho aborda a inserção do tema Controle Social no espaço da formação acadêmica dos cursos de saúde como ferramenta imprescindível à efetivação das políticas ensejadas pelo Sistema único de Saúde (SUS). Para tanto, parte de uma revisão integrativa nas bases Scielo e Google Scholar como metodologia de pesquisa através dos descritores Controle Social; Educação; Formação; Ensino; Mobilização; Sujeitos Sociais; Saúde; Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e Políticas Públicas de Saúde, agrupados ou isoladamente, com o objetivo de responder à questão norteadora “como o controle social é abordado na formação universitária?”. As mudanças no campo da saúde ensejadas pela Reforma Sanitária e a criação do SUS trouxeram consigo necessidades relativas à qualificação dos profissionais do serviço. As Diretrizes Curriculares Nacionais foram implantadas em 2001 com o objetivo de reorientar a formação em saúde aos moldes das prerrogativas do SUS. Apesar disso, poucas universidades têm se adequado às diretrizes e, quando o fazem, desconsideram o Controle Social como parte constituinte do processo formativo.

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Biografia do Autor

Manoel Guedes de Almeida, Universidade Federal do Piauí

Graduando em medicina da UFPI

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Publicado

07-08-2017

Como Citar

1.
Almeida MG de, Barbosa DRM, Pedrosa JI dos S. Universidade:: espaço de conquistas do controle social. Rev. G&S [Internet]. 7º de agosto de 2017 [citado 12º de abril de 2025];1(1):1868-79. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/228

Edição

Seção

Artigos de Revisão

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