Refletindo a relação movimentos sociais e governo:

mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.

Autores

  • Esdras Daniel dos Santos Pereira
  • José Ivo dos Santos Pedrosa

Resumo

Este estudo trata de uma análise teórica voltada à sistematização do processo de institucionalização da temática Educação Popular em várias estruturas do governo federal brasileiro e, particularmente a Educação Popular e Saúde, na estrutura organizacional do Ministério da Saúde, tendo como objetivo principal a reflexão crítica a respeito da relação estabelecida entre Movimentos Sociais (sociedade civil) e Governo, sobretudo o processo de institucionalização. Enquanto método de construção buscou-se a utilização dos referenciais teóricos à cerca da teoria de novos movimentos sociais como base para a reflexão. Destaca-se, enquanto resultado, o reconhecimento da capacidade de produção política dos espaços de diálogo entre governo e sociedade civil, apontando para a necessidade de novas formas de estabelecimento desta relação e a reflexão da Educação Popular que, para além da perspectiva metodológica, apresenta potencial de fortalecimento da democracia, representando, assim, uma matriz político-pedagógica capaz de orientar a participação social em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esdras Daniel dos Santos Pereira

Farmacêutico de Brasília. Técnico Especializado da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa - Ministério da Saúde.

José Ivo dos Santos Pedrosa

Médico, Especialista em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, Mestrando em Política Social ambos pela Universidad, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Adjunto IV do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

24-07-2017

Como Citar

1.
Pereira ED dos S, Pedrosa JI dos S. Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde. Rev. G&S [Internet]. 24º de julho de 2017 [citado 28º de março de 2024];1(1):4-7. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/7

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)