Avanços no sistema de saúde brasileiro:
uma reflexão da década de 1970 a 2000
Mots-clés :
Educação, Gestão, Políticas de saúdeRésumé
Este artigo é uma revisão de literatura o qual objetiva descrever os avanços ocorridos nas políticas de saúde no Brasil, da década de 1970 ao ano 2000 e a figura do gestor neste contexto. Quanto a metodologia utilizada é de caráter qualitativo, o método é o descritivo e a técnica utilizada a revisão de literatura. O referencial bibliográfico utilizado no estudo deu-se com base em livros, revistas e meios eletrônicos. Resultados: observou-se que o Sistema Único de Saúde analisado a partir da perspectiva do gestor hospitalar é fundamental, pois, por meio de seu trabalho com visa racionalizar os gastos em instituições hospitalares. É através do gestor hospitalar e de suas ações que será possível saber onde investir e como investir; para tanto, este deve possuir determinada autonomia enquanto gestor a fim de desenvolver tais atividades. Conclusão: a figura do gestor hospitalar é muito importante, conforme a análise do texto, entre os períodos de 1970 até 2000, muitas coisas mudaram, o próprio conceito de saúde pública mudou, necessitando que profissionais de várias áreas contribuam para melhorias, inclusive o gestor hospitalar, para que a população como um todo tenha maior acesso.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).