Qualidade de vida de adolescentes:
revisão da literatura e perspectivas atuais
Palabras clave:
Promoção da saúdeResumen
A qualidade de vida (QV) relacionada à saúde do adolescente vem sendo estudada e, aos poucos, ganhando espaço na literatura científica. A presente investigação objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura, buscando identificar como a qualidade de vida tem sido estudada entre os adolescentes e avaliar as relações existentes entre estes dois constructos. Todos os artigos publicados entre os anos de 2006 e 2011, nas bases de dados MedLine/Pubmed e Google Científico, com os descritores adolescentes e qualidade de vida, foram incluídos. Foram organizados, de acordo com o ano de publicação, título, autor, tipo de pesquisa, descrição da intervenção, local da coleta e os resultados evidenciados. A amostra totalizou 141 artigos, sendo que 78 (61,42%) objetivou validar os índices de QV em adolescentes, enquanto 49 (38,58%) objetivou estudar a QV em determinados grupos de adolescentes. Os principais achados revelaram que a QV apresenta melhores índices em adolescentes mais jovens, do gênero masculino, com melhores condições sociais e boas relações sociais. Por fim, de modo geral, a produção da literatura relacionada à QV de adolescentes, ainda é muito incipiente, o que se reflete na pouca discussão do tema entre os profissionais de saúde.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).