GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) EM UMA REGIONAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL (SES-DF):

UMA VISÃO DO GESTOR RELACIONADA AO PREPARO PARA A FUNÇÃO.

Autores

  • Marcos Antônio da Silva Marcos Antonio Alves da SilvaEnfermeiro ”“ Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UNB). Núcleo de Estudos em Políticas, Gestão e Avaliação em Saúde/Saúde Coletiva - UFC ”“ Rua Profº Costa Mendes, 1608 ”“ 5º andar ”“ Rodolfo Teófilo ”“ Fortaleza/CE - Cep. 60.430-140. Telefone/Fax: (85) 3366-8045 E-mail: marcosenferm@gmail.com.
  • Vanessa Zumpichiatti Rodrigues Câmara Legislativa do Distrito Federal.
  • Elioenai Dornelles Alves Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Politicas de saúde, Gestão, Educação

Resumo

Estudo qualitativo sobre a função de gestor local de saúde. A técnica utilizada foi entrevista semi-estruturada, utilizando-se a análise de discurso para categorização do conteúdo da fala dos sujeitos. O objetivo foi investigar o nível de preparação; como se dava a formação para a função e as qualidades desejáveis de gestor de saúde auto-declaradas. A pesquisa revelou: 1) Que os gestores entrevistados não tiveram acesso a uma preparação formal que os capacitassem para a gestão; 2) O relato da dificuldade na formação para a gestão pela não existência de curso de formação ou equivalente quando da posse dos gestores; a falta de equipes para o suporte ao gestor; a falta de novos atores para a gestão na rede; 3) qualidades desejáveis para o gestor: capacidade de escuta qualificada, disponibilidade e acessibilidade aos servidores e usuários, espírito de equipe e liderança, crença no trabalho que desenvolve, conhecimento prévio do serviço e atualização permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Zumpichiatti Rodrigues, Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vanessa Zumpichiatti de Campani RodriguesEnfermeira ”“ Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UNB). Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Elioenai Dornelles Alves, Universidade de Brasília

Elioenai Dornelles AlvesEnfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Titular, Livre Docente, Coordenador do Laboratório de Educação, EAD e Promoção da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Laboratório de Educação a Distância e Promoção da Saúde - LEPS.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
da Silva MA, Rodrigues VZ, Alves ED. GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) EM UMA REGIONAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL (SES-DF):: UMA VISÃO DO GESTOR RELACIONADA AO PREPARO PARA A FUNÇÃO. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 26º de abril de 2024];4(3):pag. 843-860. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/318

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>