SAÚDE DA COMUNIDADE II ”“ UMA DISCIPLINA QUE PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE, O CUIDADO E O CONFORTO
Palavras-chave:
Ensino superior, Aprendizagem, Enfermagem em saúde comunitáriaResumo
Introdução: No contexto do ensino-aprendizagem o diálogo entre as áreas do saber e as disciplinas é importante, porque tal integração reflete na formação e na tríade ensino-serviço-comunidade. Esta base pedagógica consta no ementário da disciplina Saúde da Comunidade II e estágio (SCII), oferecida por Curso de Graduação em Enfermagem. Objetivo: Relatar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Saúde da Comunidade II, como sendo integradora de ensino,serviço e comunidade visando o desenvolvimento do cuidado à saúde dos indivíduos, família e comunidade, segundo relato de experiência de estágio docente vivenciado pela autora. Descrição metodológica: delineou-se um relato de experiência, trabalhando os dados vivenciados pela autora, em prática docente, no cenário de SCII. Delimitou-se a experiência no segundo semestre de 2012. Foram cenários do relato: o espaço acadêmico e o estágio em região administrativa do Distrito Federal. Constitui-se como referencial a base teórico-pedagógica de Paulo Freire. Coletaram-se os dados nos programas das disciplinas estudadas, legislações, encontros teórico-práticos, materiais de comunicação do ambiente virtual e outras fontes. Resultados e discussão: a experiência revelou que a disciplina SCII apresenta visão interdisciplinar, multiprofissional e integradora de ensino-saúde e comunidade. Os partícipes mediados pela problematização, contribuíram na construção do saber teórico-prático utilizando reflexão, debates, discussões, segundo a pedagogia da autonomia. Os métodos de ensino-aprendizagem permitiram desenvolvimento da independência, competências e habilidades previstas no projeto político. Conclusão: o estágio docente vivenciado, no lócus de SCII, foi experiência singular de aprendizagem, gerando benefícios aos atores envolvidos, inclusive para a ressignificação das práticas. Portanto, a disciplina protagonista deste relato, promove a interação entre ensino-serviço-comunidade em prol da saúde, do cuidado e do conforto.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).