Processo de enfermagem, segundo o modelo conceitual de Wanda Horta, aplicado a uma família atendida pelo Núcleo Regional de Atenção Domiciliar, Distrito Federal
Palavras-chave:
Processo de Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Cuidado de Enfermagem, Teoria de enfermagemResumo
O relato de caso descreve a assistência de enfermagem, sistematizada segundo o modelo conceitual de Wanda Horta, que foi dispensada a uma família acompanhada por uma equipe do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar, de uma Região Administrativa do Distrito Federal mediante priorização, baseada na escala de Cascavel, de um membro desta por tal serviço publico. O contexto inseriu-se segundo relatos oriundos da Disciplina ‘Enfermagem em Saúde da Comunidade 02 e Estágio’, ofertada na modalidade obrigatória aos discentes do curso de graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília. Nessa conjuntura, descreveu-se o histórico e os diagnósticos de Enfermagem, um plano assistencial, assim como a prescrição, a evolução e o prognóstico de Enfermagem. Na residência verificou-se a importância dos cuidados específicos em saúde dispensados não somente pelo enfermeiro, mas por toda a equipe multiprofissional, aos clientes com quadros clínicos crônicos e agravados, porém estáveis, que demandam cuidados que superam os oferecidos pela Atenção Primária. Buscando a integralidade do cuidado, profissionais e discentes envolvidos atentaram para a oportunidade de visualizar e melhor compreender os padrões de relacionamentos estabelecidos entre cliente, família e profissionais da saúde, com ênfase na forma como os atores envolvidos nesse cenário se mobilizam em prol do cliente enfermo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).