SAÚDE DA COMUNIDADE II ”“ UMA DISCIPLINA QUE PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE, O CUIDADO E O CONFORTO
Palabras clave:
Ensino superior, Aprendizagem, Enfermagem em saúde comunitáriaResumen
Introdução: No contexto do ensino-aprendizagem o diálogo entre as áreas do saber e as disciplinas é importante, porque tal integração reflete na formação e na tríade ensino-serviço-comunidade. Esta base pedagógica consta no ementário da disciplina Saúde da Comunidade II e estágio (SCII), oferecida por Curso de Graduação em Enfermagem. Objetivo: Relatar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Saúde da Comunidade II, como sendo integradora de ensino,serviço e comunidade visando o desenvolvimento do cuidado à saúde dos indivíduos, família e comunidade, segundo relato de experiência de estágio docente vivenciado pela autora. Descrição metodológica: delineou-se um relato de experiência, trabalhando os dados vivenciados pela autora, em prática docente, no cenário de SCII. Delimitou-se a experiência no segundo semestre de 2012. Foram cenários do relato: o espaço acadêmico e o estágio em região administrativa do Distrito Federal. Constitui-se como referencial a base teórico-pedagógica de Paulo Freire. Coletaram-se os dados nos programas das disciplinas estudadas, legislações, encontros teórico-práticos, materiais de comunicação do ambiente virtual e outras fontes. Resultados e discussão: a experiência revelou que a disciplina SCII apresenta visão interdisciplinar, multiprofissional e integradora de ensino-saúde e comunidade. Os partícipes mediados pela problematização, contribuíram na construção do saber teórico-prático utilizando reflexão, debates, discussões, segundo a pedagogia da autonomia. Os métodos de ensino-aprendizagem permitiram desenvolvimento da independência, competências e habilidades previstas no projeto político. Conclusão: o estágio docente vivenciado, no lócus de SCII, foi experiência singular de aprendizagem, gerando benefícios aos atores envolvidos, inclusive para a ressignificação das práticas. Portanto, a disciplina protagonista deste relato, promove a interação entre ensino-serviço-comunidade em prol da saúde, do cuidado e do conforto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença