SAÚDE DA COMUNIDADE II ”“ UMA DISCIPLINA QUE PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE, O CUIDADO E O CONFORTO
Keywords:
Ensino superior, Aprendizagem, Enfermagem em saúde comunitáriaAbstract
Introdução: No contexto do ensino-aprendizagem o diálogo entre as áreas do saber e as disciplinas é importante, porque tal integração reflete na formação e na tríade ensino-serviço-comunidade. Esta base pedagógica consta no ementário da disciplina Saúde da Comunidade II e estágio (SCII), oferecida por Curso de Graduação em Enfermagem. Objetivo: Relatar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Saúde da Comunidade II, como sendo integradora de ensino,serviço e comunidade visando o desenvolvimento do cuidado à saúde dos indivíduos, família e comunidade, segundo relato de experiência de estágio docente vivenciado pela autora. Descrição metodológica: delineou-se um relato de experiência, trabalhando os dados vivenciados pela autora, em prática docente, no cenário de SCII. Delimitou-se a experiência no segundo semestre de 2012. Foram cenários do relato: o espaço acadêmico e o estágio em região administrativa do Distrito Federal. Constitui-se como referencial a base teórico-pedagógica de Paulo Freire. Coletaram-se os dados nos programas das disciplinas estudadas, legislações, encontros teórico-práticos, materiais de comunicação do ambiente virtual e outras fontes. Resultados e discussão: a experiência revelou que a disciplina SCII apresenta visão interdisciplinar, multiprofissional e integradora de ensino-saúde e comunidade. Os partícipes mediados pela problematização, contribuíram na construção do saber teórico-prático utilizando reflexão, debates, discussões, segundo a pedagogia da autonomia. Os métodos de ensino-aprendizagem permitiram desenvolvimento da independência, competências e habilidades previstas no projeto político. Conclusão: o estágio docente vivenciado, no lócus de SCII, foi experiência singular de aprendizagem, gerando benefícios aos atores envolvidos, inclusive para a ressignificação das práticas. Portanto, a disciplina protagonista deste relato, promove a interação entre ensino-serviço-comunidade em prol da saúde, do cuidado e do conforto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
Through this instrument, in my name and in the name of the other coauthors, may I soon copy the copyright of the article to Electronic Journal Management and Health and declare that I am aware that failure to comply with this commitment will subject the violator to penalties and penalties Law of Protection of Rights Authorities (Nº9609, of 02/19/98).