SAÚDE DA COMUNIDADE II ”“ UMA DISCIPLINA QUE PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE, O CUIDADO E O CONFORTO

Authors

  • Onã Silva
  • Elioenai Dornelles Alves Universidade de Brasília

Keywords:

Ensino superior, Aprendizagem, Enfermagem em saúde comunitária

Abstract

Introdução: No contexto do ensino-aprendizagem o diálogo entre as áreas do saber e as disciplinas é importante, porque tal integração reflete na formação e na tríade ensino-serviço-comunidade. Esta base pedagógica consta no ementário da disciplina Saúde da Comunidade II e estágio (SCII), oferecida por Curso de Graduação em Enfermagem. Objetivo: Relatar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Saúde da Comunidade II, como sendo integradora de ensino,serviço e comunidade visando o desenvolvimento do cuidado à saúde dos indivíduos, família e comunidade, segundo relato de experiência de estágio docente vivenciado pela autora. Descrição metodológica: delineou-se um relato de experiência, trabalhando os dados vivenciados pela autora, em prática docente, no cenário de SCII. Delimitou-se a experiência no segundo semestre de 2012. Foram cenários do relato: o espaço acadêmico e o estágio em região administrativa do Distrito Federal. Constitui-se como referencial a base teórico-pedagógica de Paulo Freire. Coletaram-se os dados nos programas das disciplinas estudadas, legislações, encontros teórico-práticos, materiais de comunicação do ambiente virtual e outras fontes. Resultados e discussão: a experiência revelou que a disciplina SCII apresenta visão interdisciplinar, multiprofissional e integradora de ensino-saúde e comunidade. Os partícipes mediados pela problematização, contribuíram na construção do saber teórico-prático utilizando reflexão, debates, discussões, segundo a pedagogia da autonomia.  Os métodos de ensino-aprendizagem permitiram desenvolvimento da independência, competências e habilidades previstas no projeto político. Conclusão: o estágio docente vivenciado, no lócus de SCII, foi experiência singular de aprendizagem, gerando benefícios aos atores envolvidos, inclusive para a ressignificação das práticas. Portanto, a disciplina protagonista deste relato, promove a interação entre ensino-serviço-comunidade em prol da saúde, do cuidado e do conforto.

 

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Author Biography

Onã Silva

Onã Silva tem formação superior em Enfermagem (Universidade Católica de Goiás) e Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Morais, Brasília). Pós-Graduada em Saúde Pública (UnB) e Mestrado em Educação (Universidade Católica de Brasília).Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ”“ UnB.É enfermeira atuando na Secretaria de Estado da Saúde-DF, docente universitária ESCS/Fepecs, arte-educadora, diretora teatral e escritora. Coordenadora de Projeto de Extensão CUIDARTE e de pesquisa na linha de criatividade e enfermagem. Filiada ao Sindicato dos Escritores do Distrito Federal,à REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras e à Academia Infantil de Letras e Artes (AILA - Jundiaí-SP, Associação Brasileira de Enfermagem (ABen).Gêneros literários que escreve: poesia, poemas, conto, romance, crônicas, teatro, resenhas, artigos científicos. Ministra oficinas/palestras nas áreas de criatividade, teatro, dinâmicas, atividades lúdicas, arteterapia.Tem artigos científicos publicados na Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), Revista Universa (UCB), Revista Linhas Críticas (UnB), Revista Enfermagem em Foco (COFEN). Premiada em concursos de poesia, teatro e monografia.Apresentou diversos trabalhos científicos em Congressos e outros eventos da área de saúde. Patronesse do CLOS (Clube de Leitura Onã Silva), Guanhães, Minas Gerais. Obra teatral (escrita e encenada): Século das Mãos; Liberdade: Missões e Adoração; O Rico Insensato; Reconstrução; O Sol da Justiça; A Quadradinha de Gude; Tum-trá; Se Todos Fossem Iguais a Você; Tudo Triimm (colaboração no texto teatral). Obras PublicadasObras individuais publicadas:- "...mas a alegria vem pela manhã" (1984)- "O Sol da Justiça" (1987)- "A Quadradinha de Gude" (1996)- 80 primaveras belas (2010)- Miriã, uma Enfermeira Bambambã (2010) Partícipe das obras coletivas:- "Outros Poemas" (1992);- "Brasília: Vida em Poesia" (1996);- "O Ensino Médio no Brasil ou a História do Patinho Feio Recontada" (2000).- Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos - SÉRIE SAFIRA / Vários Autores - Coord. Luiza Moreira (2010) Organizadora do Manual Diretrizes para redução da transmissão vertical do HIV e Sífilis (Portaria nº 37/08 SES-DF), publicado em 2009.Citada nos livros Posse: História e Poesia e A Saga da Posse (autor: Emílio Vieira); História da Literatura Brasiliense (Luiz Carlos Guimarães da Costa). Enfocada nos livros ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS e ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Biografada no Dicionário de Escritores de Brasília (Napoleão Valadares); Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil (Mário Ribeiro Martins); Catálogo de Escritores Brasilienses (GDF/SC). Participou da Comissão Organizadora dos seguintes eventos:- I SEAIDS - Seminário de Educação e Aids (Brasília-DF, 2004)- I FESTIVAL MULTICENA- Teatro de Prevenção a DST E Aids (Brasília-DF,2004)- I e II SEMDST - Seminário Sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (Brasília-DF, 2007, 2009)- Seminário Ações Pro-Redução da Transmissão Vertical do HIV E Sífilis(Brasília-DF, 2007)

Published

2017-08-17

How to Cite

1.
Silva O, Alves ED. SAÚDE DA COMUNIDADE II ”“ UMA DISCIPLINA QUE PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE, O CUIDADO E O CONFORTO. Rev. G&S [Internet]. 2017 Aug. 17 [cited 2024 Nov. 21];4(3):pag. 1006-1020. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/337

Issue

Section

Relatos de Experiências

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