ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA FAMÍLIA ATENDIDA PELO PROGRAMA DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR DO DISTRITO FEDERAL FUNDAMENTADA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL E MODELO CALGARY
Palabras clave:
Assistência Domiciliar, Família, Enfermagem, Enfermagem FamiliarResumen
O presente relato de caso objetivou descrever os cuidados de enfermagem que foram dispensados a uma família acompanhada por uma equipe do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar, de uma Região Administrativa do Distrito Federal mediante priorização, baseada na escala de Cascavel, de um membro desta por tal serviço público. O contexto inseriu-se segundo relatos oriundos da Disciplina ‘Enfermagem em Saúde da Comunidade 02 e Estágio’, ofertada na modalidade obrigatória aos discentes do curso de graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília. Descreveu-se, inicialmente, a Região Administrativa do Paranoá. Em seguida, os dados da família e aspectos específicos dos cuidados individuais e coletivos na atenção domiciliar a um paciente com diagnóstico de tumor de tronco cerebral. A exposição se finda com considerações sobre os diagnósticos de enfermagem elucidados, as intervenções que foram realizadas com a família segundo o modelo Calgary e com uma avaliação da atuação do grupo de acadêmicos. A experiência da atenção prestada a este paciente, no âmbito comunitário, possibilitou a evolução da habilidade acadêmica em trabalhar com uma equipe multiprofissional, discutir casos com a complexidade inerente ao contexto domiciliar e aplicar a sistematização da assistência em enfermagem neste contexto. Soma-se a isso, que a vivência junto aos profissionais do serviço, observando sua atuação, trocando conhecimento, opiniões e experiências, foi fundamental como suporte para as ações e aprendizado acadêmico. Para que se pudesse traçar um planejamento foi importante o estabelecimento de problemas prioritários, o que culminou no aprimoramento da habilidade de focalização.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).