Modelo para passagem de plantão no Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Palavras-chave:
Enfermagem, Comunicação, Continuidade da assistência ao paciente, Administração de serviços de saúdeResumo
A passagem de plantão pode ser realizada para atender um requisito relacionado ao planejamento da assistência de enfermagem, requerendo do enfermeiro o resgate de competências técnico científicas, de relacionamento interpessoal, dentre outras, enfatizando a comunicação e gestão. Esse método de comunicação entre a equipe deve ser vista como um momento para a educação, reflexão e entrosamento, sob o enfoque multidisciplinar, objetivando reavaliar condutas, proporcionar crescimento mútuo e melhor desenvolvimento do trabalho. Este estudo visou o fortalecimento desse procedimento, diante da identificação da dificuldade enfrentada pela equipe de enfermagem. O método adotado foi relato de experiência, para a construção de um instrumento para passagem de plantão, que teve como embasamento artigos científicos sobre o tema. A busca foi realizada nas bases de dados CAPES e Scielo. Foi desenvolvido um instrumento de fácil entendimento e compreensão, em forma de checklist e campos dissertativos para sintetizar informações, oferecer qualidade e segurança à assistência de enfermagem. O instrumento deverá ser implantado em janeiro de 2014 em um hospital de ensino localizado na cidade de Brasília.
Palavras chave: Enfermagem. Comunicação. Continuidade da assistência ao paciente. Administração de serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).