Por uma ação/supervisão comunicativa:

estratégia habermasiana para repensar as práticas educativas no PROFAE

Autores

  • Elioenai Dornelles Alves UnB - Universidade de Brasília; CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares; NESPROM - Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos; Faculdade de Ciência da Saúde; CIS - Centro de Informática de Saúde; LEPS - Laboratório de Educação a Distancia e Promoção da Saúde.
  • Maria Eliane Liegio Matão

Palavras-chave:

Gestão educacional, Políticas de saúde

Resumo

Esta reflexão filosófica busca construir alguns elementos guia que possam subsidiar as discussões sobre as metodologias de ensino em saúde e enfermagem, enquanto referencial filosófica
para repensar os projetos políticos pedagógicos utilizados na qualificação de recursos humanos em saúde e das implicações com as ofertas de cursos, projetos, pesquisas e atividades extensionistas relacionadas a educação permanente em saúde. Este estudo busca resgatar uma abordagem crítica e criativa dos educadores em saúde, contribuindo para um novo olhar interdisciplinar enfocado filosoficamente de maneira multidisciplinar, para repensar nossa praxis nas diferentes formas de atuar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elioenai Dornelles Alves, UnB - Universidade de Brasília; CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares; NESPROM - Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos; Faculdade de Ciência da Saúde; CIS - Centro de Informática de Saúde; LEPS - Laboratório de Educação a Distancia e Promoção da Saúde.

Enfermeiro (FACEM -1981), Licenciado em Enfermagem (FACEM-1992), Mestrado em Educação (UFSM - 1989) e Doutorado em Enfermagem (UFSC-2000), Livre Docente (UNIRIO-1990). Atualmente é PROFESSOR TITULAR no Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Docente no ensino de graduação e pós-graduação no Departamento de Enfermagem e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Nota 5) e da Administração (mestrado e doutorado - Nota 4) onde é responsável pelas disciplinas Práticas Educativas em Ciências da Saúde, Filosofia da Ciência da Saúde, Metodologia Científica Básica, Metodologia da Pesquisa em Administração e Seminários Avançados em Administração; Pesquisador do CNPq, MS, , Consultor da CAPES; Membro da Câmara de Assessoramento da FAP-DF , Membro eleito da Sigma Theta Tau International, capítulo rho upsilon da EERP.USP, Consultor do INEP, Executor de projetos do FNS - MS e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Membro do conselho editorial de periódicos da área de saúde e enfermagem. Ex-Presidente da Câmara Técnica de Pesquisa do Conselho FEderal de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes ÁREAS TEMÁTICAS: POLITICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM; GESTÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS E CONTROLE SOCIAL. Em 2007 recebeu o Prêmio Excelência em EAD, no 13oCongresso Internacional de Educação a Distância, promovido pela ABED, 1o Lugar. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Brasíliahttp://lattes.cnpq.br/3445186236798567

Maria Eliane Liegio Matão

Enfermeira, Professora da Universidade Católica de Goiás, Coordenadora Técnica da Agência Regional FINATEC ”“ Goiás.

Downloads

Publicado

27-07-2017

Como Citar

1.
Alves ED, Matão MEL. Por uma ação/supervisão comunicativa:: estratégia habermasiana para repensar as práticas educativas no PROFAE. Rev. G&S [Internet]. 27º de julho de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];3(1):333-51. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/104

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>