Por uma ação/supervisão comunicativa:

estratégia habermasiana para repensar as práticas educativas no PROFAE

Autores

  • Elioenai Dornelles Alves UnB - Universidade de Brasília; CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares; NESPROM - Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos; Faculdade de Ciência da Saúde; CIS - Centro de Informática de Saúde; LEPS - Laboratório de Educação a Distancia e Promoção da Saúde.
  • Maria Eliane Liegio Matão

Palavras-chave:

Gestão educacional, Políticas de saúde

Resumo

Esta reflexão filosófica busca construir alguns elementos guia que possam subsidiar as discussões sobre as metodologias de ensino em saúde e enfermagem, enquanto referencial filosófica
para repensar os projetos políticos pedagógicos utilizados na qualificação de recursos humanos em saúde e das implicações com as ofertas de cursos, projetos, pesquisas e atividades extensionistas relacionadas a educação permanente em saúde. Este estudo busca resgatar uma abordagem crítica e criativa dos educadores em saúde, contribuindo para um novo olhar interdisciplinar enfocado filosoficamente de maneira multidisciplinar, para repensar nossa praxis nas diferentes formas de atuar.

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Biografia do Autor

Elioenai Dornelles Alves, UnB - Universidade de Brasília; CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares; NESPROM - Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos; Faculdade de Ciência da Saúde; CIS - Centro de Informática de Saúde; LEPS - Laboratório de Educação a Distancia e Promoção da Saúde.

Enfermeiro (FACEM -1981), Licenciado em Enfermagem (FACEM-1992), Mestrado em Educação (UFSM - 1989) e Doutorado em Enfermagem (UFSC-2000), Livre Docente (UNIRIO-1990). Atualmente é PROFESSOR TITULAR no Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Docente no ensino de graduação e pós-graduação no Departamento de Enfermagem e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Nota 5) e da Administração (mestrado e doutorado - Nota 4) onde é responsável pelas disciplinas Práticas Educativas em Ciências da Saúde, Filosofia da Ciência da Saúde, Metodologia Científica Básica, Metodologia da Pesquisa em Administração e Seminários Avançados em Administração; Pesquisador do CNPq, MS, , Consultor da CAPES; Membro da Câmara de Assessoramento da FAP-DF , Membro eleito da Sigma Theta Tau International, capítulo rho upsilon da EERP.USP, Consultor do INEP, Executor de projetos do FNS - MS e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Membro do conselho editorial de periódicos da área de saúde e enfermagem. Ex-Presidente da Câmara Técnica de Pesquisa do Conselho FEderal de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes ÁREAS TEMÁTICAS: POLITICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM; GESTÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS E CONTROLE SOCIAL. Em 2007 recebeu o Prêmio Excelência em EAD, no 13oCongresso Internacional de Educação a Distância, promovido pela ABED, 1o Lugar. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Brasíliahttp://lattes.cnpq.br/3445186236798567

Maria Eliane Liegio Matão

Enfermeira, Professora da Universidade Católica de Goiás, Coordenadora Técnica da Agência Regional FINATEC ”“ Goiás.

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Publicado

27-07-2017

Como Citar

1.
Alves ED, Matão MEL. Por uma ação/supervisão comunicativa:: estratégia habermasiana para repensar as práticas educativas no PROFAE. Rev. G&S [Internet]. 27º de julho de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];3(1):333-51. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/104

Edição

Seção

Artigos Originais

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