Caracterização sociodemográfica e epidemiológica de cesarianas em uma maternidade pública de referencia em Teresina
Palavras-chave:
Epidemiologia, Políticas de saúdeResumo
OBJETIVO: Caracterizar o perfil sociodemográfico e epidemiológico das indicações de cesarianas em uma maternidade pública de referência em Teresina no período de 2007 a 2012. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, documental e retrospectivo. Foram levantados 38715 prontuários de mulheres cesareadas com registo no arquivo da instituição em estudo compondo a amostra de 396 prontuários. RESULTADOS: achados de maior relevância: idade de 20 a 30 anos (60%), casadas (41,7%), ensino médio completo (45,3%). Condições maternas associadas ao parto cesariano: infecção urinaria (40%), hipertensão arterial (22,6%) seguida de diabetes (11,7%). Condições fetais como indicador de cesariana: apresentação pélvica (22,9%) seguida de apresentação de face (18,3%) e sofrimento fetal agudo (14,7%). CONCLUSÃO: este estudo revelou que a caracterização sociodemográfica e epidemiológica estão fortemente associadas como
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).