Diagnósticos de enfermagem em consultas de pré-natal em uma unidade básica de saúde de Teresina-PE

Autores

  • Kleiton Richard da Silva Araujo Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Ananda Caroline Martins de Oliveira Universidade Estadual do Piauí -UESPI
  • Emanuele Cristina de Souza Silva Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • José Francisco Ribeiro Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Thiago Vieira de Morais CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA - CEUT

Palavras-chave:

Gestação, Pré-Natal, Diagnóstico de Enfermagem

Resumo

Introdução: O pré-natal deve conter um conjunto de ações individuais e coletivas, onde se faz necessário à utilização de um instrumento metodológico, denominado processo de enfermagem, de responsabilidade do enfermeiro. Objetivo: Objetivou-se nesta pesquisa elencar o perfil de diagnósticos de enfermagem em gestantes atendidas em Unidade de Saúde da Família com base na Taxonomia II da NANDA-I. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem descritiva, com dados colhidos em prontuários das 45 gestantes cadastradas no programa de pré-natal da referida unidade de saúde da família. Resultados: Após analise dos dados coletados, foram elaborados 11 diagnósticos: Dor aguda (cefaleia, lombalgia, dor em baixo ventre), Infecção do trato urinário, náuseas, risco da díade mãe/feto, risco de paternidade ou maternidade prejudicada, astenia (fadiga), nutrição desequilibrada mais que as necessidades corporais (sobrepeso), baixa autoestima situacional (problemas emocionais), diarreia, ansiedade, constipação. Conclusão: O objetivo do estudo foi alcançado, e espera-se que a partir dos diagnósticos de enfermagem elaborados, intervenções de enfermagem específicas aos problemas constatados nas gestantes durante o pré-natal possam ser tomadas, já que o enfermeiro tem respaldo científico e legal para realizar a promoção e prevenção da saúde materna e neonatal ainda que na atenção primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleiton Richard da Silva Araujo, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Campus: Faculdade de Ciências Médicas ”“FACIME. Docente da Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP. Pos graduando em Enfermagem Obstétrica e Neonatal- FVJ; Pos graduando em Educação Pobreza e Desigualdade Social- UFPI; Pos graduando em Metodologia do Ensino Superior- UNINTER. 

Ananda Caroline Martins de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí -UESPI

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Campus: Faculdade de Ciências Médicas -FACIME. Especializanda em Docência do Ensino Superior - FAIBRA.

Emanuele Cristina de Souza Silva, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Graduanda do curso de enfermagem da UESPI/FACIME.

José Francisco Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Enfermeiro Obstetra, Mestre em Ciência e Saúde, Docente da Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Thiago Vieira de Morais, CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA - CEUT

Graduando do curso de enfermagem da Faculdade CEUT.

Downloads

Como Citar

1.
Araujo KR da S, Oliveira ACM de, Silva EC de S, Ribeiro JF, Morais TV de. Diagnósticos de enfermagem em consultas de pré-natal em uma unidade básica de saúde de Teresina-PE. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 16º de abril de 2024];6(3):Pág. 2678-2694. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3147

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>