Conhecimentos de técnicos de enfermagem de uma unidade de cuidados intermediários sobre reanimação neonatal
Palavras-chave:
Políticas de saúde, Educação em saúdeResumo
Objetivo: Identificar e discutir o conhecimento dos técnicos de enfermagem de uma Unidade de Cuidados Intermediários acerca da Reanimação Neonatal. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa constituída de 12 técnicos de enfermagem de uma Unidade de Cuidados Intermediários sobre Reanimação Neonatal. Dados coletados através de entrevista com roteiro semiestruturado no mês de outubro de 2015. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise temática proposta por Minayo. Resultados: Surgiram duas categorias: prática do técnico de enfermagem sobre reanimação neonatal e a atribuição do técnico de enfermagem frente à reanimação neonatal. O resultado revelou que os técnicos de enfermagem possuem conhecimento fragmentado acerca de sua prática de reanimação neonatal, e que suas atribuições requerem aprimoramento cientifico. Conclusão: A pesquisa evidencia a participação dos técnicos de enfermagem no processo de reanimação neonatal, embora os resultados revelem uma assistência com pouco embasamento cientifico, quando confrontado com as diretrizes de reanimação neonatal.
Descritores: Parada Cardiorrespiratória; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).