Assistência ao parto normal sob o olhar da parturiente
Palavras-chave:
Epidemiologia, Saúde da Mulher, ObstetríciaResumo
Estudo qualitativo de caráter descritivo que objetivou analisar a percepção da parturiente sobre a assistência prestada durante o pré-parto e parto, relacionando-a com a assistência humanizada. Buscou-se trazer à sociedade uma nova abordagem a cerca da assistência ao parto, oferecendo subsídios para o diagnóstico situacional desta assistência visando, sobretudo, melhorá-la. Participaram da pesquisa 20 mulheres em puerpério mediato de parto normal, sem complicações pós-parto, que foram admitidas em um hospital público de Floriano-Piauí entre março e abril de 2013. Para a coleta de dados foram empregadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e reproduzidas de maneira literal. Os dados coletados foram organizados em categorias de estudo conforme análise temática de Minayo. Verificou-se que na prática os cuidados dispensados à s parturientes não constituíam uma assistência humanizada. Os resultados demonstraram a necessidade de discutir políticas públicas de assistência ao parto e de se reavaliar o modelo da assistência prestada a essas mulheres.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).