Levantamento do perfil obstétrico de puérperas assistidas em uma maternidade pública:
um estudo de enfermagem.
Palavras-chave:
Período Pós-Parto, Enfermagem Obstétrica, Alojamento ConjuntoResumo
OBJETIVO: caracterizar o perfil obstétrico de puérperas assistidas em uma maternidade pública, situada no município de Teresina, PI. MÉTODO: trata-se de um estudo de natureza descritiva, com delineamento transversal e fundamentado na abordagem quantitativa, envolvendo uma amostra de 204 puérperas atendidas no alojamento conjunto, para a coleta de dados foi utilizado formulário. RESULTADOS: em relação ao número de consultas de pré-natal: 157 (77%) das puérperas relataram ter realizado 6 ou mais consultas pré-natais, condições maternas: 57 (27,9%) apresentaram Infecção Urinária, 25 (12,3%) apresentaram Hipertensão Arterial Sistêmica, 88 (43,1%) não tinha antecedentes de doenças durante a gestação, período gestacional: foi observado que entre os 204 partos, 155 (76%) foram a Termo, e 29 (14,2%) foram recém-nascidos prematuros. Em relação a idade gestacional no momento do parto 164 (80,4%) estiveram entre 36 a 40 semanas, hábitos de vida: 147 (72,1%) não pratica atividade física, e que 49 (24,0%) praticavam algum tipo de atividade física.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).