Estilo de vida de homens de uma comunidade no sudeste de Mato Grosso, Brasil
Palavras-chave:
Saúde Pública, Saúde do Homem, Estilo de VidaResumo
Objetivos: investigar o estilo de vida de homens de uma comunidade no sudeste de Mato Grosso, Brasil. Métodos: estudo quantitativo e descritivo, com coleta de dados realizada em dezembro de 2013, por meio de questionário estruturado, presente em folder de divulgação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde. A amostra foi constituída por 206 homens. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva simples. Resultados: quanto à alimentação, 18% consomem diariamente legumes, verduras e frutas. Desses homens, 77% não praticam nenhuma atividade física, 87% não são fumantes, 49% ingerem álcool pelo menos duas vezes por semana e 48% procuraram pela última vez o serviço de saúde há dois anos. Conclusão: os resultados desse estudo mostraram que os homens dessa comunidade possuem pouca preocupação com a saúde individual, mesmo diante de algum problema de saúde, como por exemplo, à queles gerados pelo sedentarismo. Deixando de acessar facilmente os serviços de saúde disponíveis para seu uso, exercendo um comportamento social distinto à s medidas e orientações de vida saudável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).