Estilo de vida de homens de uma comunidade no sudeste de Mato Grosso, Brasil
Palabras clave:
Saúde Pública, Saúde do Homem, Estilo de VidaResumen
Objetivos: investigar o estilo de vida de homens de uma comunidade no sudeste de Mato Grosso, Brasil. Métodos: estudo quantitativo e descritivo, com coleta de dados realizada em dezembro de 2013, por meio de questionário estruturado, presente em folder de divulgação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde. A amostra foi constituída por 206 homens. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva simples. Resultados: quanto à alimentação, 18% consomem diariamente legumes, verduras e frutas. Desses homens, 77% não praticam nenhuma atividade física, 87% não são fumantes, 49% ingerem álcool pelo menos duas vezes por semana e 48% procuraram pela última vez o serviço de saúde há dois anos. Conclusão: os resultados desse estudo mostraram que os homens dessa comunidade possuem pouca preocupação com a saúde individual, mesmo diante de algum problema de saúde, como por exemplo, à queles gerados pelo sedentarismo. Deixando de acessar facilmente os serviços de saúde disponíveis para seu uso, exercendo um comportamento social distinto à s medidas e orientações de vida saudável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença