ESTADO NUTRICIONAL DE PROFISSIONAIS EM AMBIENTE PRÉ-ESCOLAR
Palavras-chave:
Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida, Estado Nutricional, ObesidadeResumo
Objetivo: Estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade entre profissionais em ambiente pré-escolar. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, efetuando a coleta de dados no Mapa de Atividade Coletiva do Programa Saúde na Escola realizado nas dependências de uma creche municipal em Barra do Garças ”“ Mato Grosso, durante o mês de novembro de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, apresentando os achados em números absolutos e percentuais. Resultados: A amostra do estudo constituiu-se unicamente de mulheres, 36% corresponderam à quelas com idade entre 30 e 35 anos, 52% estavam sobrepeso, 20% com obesidade grau I e apenas 12% com peso ideal. A obesidade só não esteve presente em indivíduos com idade inferior a 30 anos. Conclusão: A monotonia no cotidiano desses profissionais pode estar interferindo na qualidade de vida e saúde, levando-os ao estilo de vida sedentário o que potencializa o surgimento de diversas doenças.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).