ESTADO NUTRICIONAL DE PROFISSIONAIS EM AMBIENTE PRÉ-ESCOLAR

Autores

  • Vagner Ferreira do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Patrícia Bachiega Universidade de São Paulo - USP
  • Alisséia Guimarães Lemes Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Fernanda Muálem de Moraes Mendes Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Palavras-chave:

Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida, Estado Nutricional, Obesidade

Resumo

Objetivo: Estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade entre profissionais em ambiente pré-escolar. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, efetuando a coleta de dados no Mapa de Atividade Coletiva do Programa Saúde na Escola realizado nas dependências de uma creche municipal em Barra do Garças ”“ Mato Grosso, durante o mês de novembro de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, apresentando os achados em números absolutos e percentuais. Resultados: A amostra do estudo constituiu-se unicamente de mulheres, 36% corresponderam àquelas com idade entre 30 e 35 anos, 52% estavam sobrepeso, 20% com obesidade grau I e apenas 12% com peso ideal. A obesidade só não esteve presente em indivíduos com idade inferior a 30 anos. Conclusão: A monotonia no cotidiano desses profissionais pode estar interferindo na qualidade de vida e saúde, levando-os ao estilo de vida sedentário o que potencializa o surgimento de diversas doenças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Docente Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Departamento de Enfermagem de Tangará da Serra. Participa dos grupos de pesquisa CNPq: NESPROM (UnB); LEPS (UnB); Cultura, Política e Sociedade (UNEMAT) e do grupo Relações de Gênero, Violências e Comunicação (UNEMAT).

Patrícia Bachiega, Universidade de São Paulo - USP

Farmacêutica Generalista pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUA. Mestre em Alimentos Funcionais - ESALQ/USP.

Alisséia Guimarães Lemes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestranda em Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUA. Docente Auxiliar da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUA. Departamento de Enfermagem.

Fernanda Muálem de Moraes Mendes, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Docente Assistente do Centro Universitário do Rio Grande do Norte. Departamento de Enfermagem de Natal. Enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes - Natal/RN.

Downloads

Como Citar

1.
Ferreira do Nascimento V, Bachiega P, Guimarães Lemes A, Muálem de Moraes Mendes F. ESTADO NUTRICIONAL DE PROFISSIONAIS EM AMBIENTE PRÉ-ESCOLAR. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];6(1):pag. 323-335. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2559

Edição

Seção

Artigos Originais