Síndrome pré-menstrual na medicina Chinesa

Autores

  • Vagner Ferreira do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Herberlane Ferreira Juliani Prefeitura Municipal de Barra do Garças
  • Sonia Nunes dos Santos Prefeitura Municipal de Barra do Garças

Resumo

A síndrome pré-menstrual se tornou um desafio para a ciência a partir do momento que entrou para os meios sociais com o advento da mulher no mercado de trabalho. De forma complexa e de difícil controle devido a instabilidade, variedade e intensidade dos sintomas, a síndrome pode comprometer a qualidade de vida da mulher. Portanto, o estudo objetivou descrever os principais conceitos, formas e tratamento da síndrome pré-menstrual sob a visão da medicina tradicional chinesa por meio de um levantamento bibliográfico. Constituíram fontes de pesquisa, livros, artigos, dissertações e teses indexados na base de dados LILACS. Assim, utilizando os descritores: tensão menstrual e medicina chinesa, foram encontrados 17 documentos, dentre eles, 05 artigos, 01 dissertação e 02 teses. Na medicina chinesa, a praticidade e eficiência no tratamento da síndrome pré-menstrual por meio da acupuntura e fitoterapia se dá, quando, desenvolvida por profissionais competentes e habilitados, não oferecendo riscos ou adversidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Enfermeiro pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Saúde da Família, Urgência/Emergência e Enfermagem do Trabalho. Mestrando em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Atua como coordenador de USF do municipio de Barra do Garças-MT. Professor do curso Técnico de Enfermagem e Técnico de Nutrição do SENAC. Enfermeiro do trabalho da empresa A. F. Santos - Cimento. É facilitador da estratégia AIDPI Neonatal pela Organização Pan Americana de Saúde e Organização Mundial da Saúde no estado de Mato Grosso. Atualmente pesquisador CNPQ no grupo de pesquisa Informática em Saúde, na linha Gestão em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Herberlane Ferreira Juliani, Prefeitura Municipal de Barra do Garças

Enfermeira e Terapeuta Floral. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde – UNAERP; Saúde da Família – Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso; Acupuntura – UNISAÚDE; Terapias Holísticas – Instituto Escola em Terapia Holística. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças, MT.

Sonia Nunes dos Santos, Prefeitura Municipal de Barra do Garças

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Especialista em Acupuntura – UNISAÚDE. Enfermeira de USF do município de Barra do Garças, MT.

Publicado

2017-07-28

Como Citar

1.
Ferreira do Nascimento V, Ferreira Juliani H, Nunes dos Santos S. Síndrome pré-menstrual na medicina Chinesa. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 8º de março de 2021];3(3):827-39. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/142

Edição

Seção

Artigos de Revisão