Distribuição espacial de casos de dengue, IIP e fatores de infestação no bairro cavalhada-I, Cáceres-MT, Brasil 2007 a 2009
Palavras-chave:
Epidemiologia, Políticas de Saúde, Saúde ColetivaResumo
Objetivo: Analisar a dinâmica da ocorrência de dengue segundo SINAN e SISFAD no bairro Cavalhada-I, Cáceres-MT. Métodos: levantamento dos casos de dengue notificados, IIP de infestação na Vigilância Epidemiológica e Ambiental do município durante os anos de 2007 a 2009; estatística descritiva e correlação dos casos de dengue com variáveis climatológicas no programa R-2.9.0 elaboração de mapas de distribuição da dengue no ArcGis. Resultados: os casos notificados de dengue durante o período localizaram-se nas quadras com infestação predial e no entorno das mesmas; os casos de dengue correlacionaram com o índice de infestação predial e com os fatores de infestação B, C, D1, D2, e E, r= 69% a 84% com p=valor de 0,000 a 0,001. Conclusão: a população que notifica os casos de dengue referente ao bairro Cavalhada I a maioria não se encontram dentro do limite do bairro. Apenas os fatores de infestação do tipo A1, A2 e o IB não se associam com os casos de dengue.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).