Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -

avaliação e incorporação tecnológica

Autores

  • Murilo Contó
  • Carla de Agostino Biella Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Secretaria de Ciência Tecnologias e Insumos Estratégicos (SCTIE), Ministério da Saúde.
  • Clarice Alegre Petramale Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Secretaria de Ciência Tecnologias e Insumos Estratégicos (SCTIE), Ministério da Saúde.

Palavras-chave:

Gestão, Tecnologia, Incorporação

Resumo

A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), considerando todas as suas dimensões clínicas, sociais e econômicas envolvidas, possui relevância estratégica para subsidiar as decisões dos gestores para a incorporação, alteração ou exclusão de tecnologias nos sistemas de saúde. No que tange aos dispositivos médicos, a ATS deve considerar algumas particularidades aplicáveis exclusivamente a essas tecnologias. Este artigo apresenta o fluxo de incorporações de dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) e apresenta alguns aspectos particulares, como curva de aprendizagem, procedimentos associados, necessidades de infraestrutura, tecnologia embracada e custo total de propriedade; a serem observados na documentação a ser preparada para apreciação na Comissão Nacional de Incoporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). Tais aspectos podem ter influência direta tanto na variação dos custos relacionados às tecnologias como também na efetividade dos desfechos desejados. A observância destes aspectos numa ATS relacionada a dispositivos médicos permitirá que a incorporação possa avançar sob a ótica da eficiência com uma alocação de recursos mais precisa no SUS, assegurando ainda os resultados de efetividade esperados e a manutenção adequada das tecnologias por todo seu ciclo de vida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Contó

Graduado em Tecnologia em Saúde com MBA em Gestão Executiva em Saúde e especializações em Engenharia Clínica e Administração Hospitalar. Consultor Nacional em Gestão de Tecnologias em Saúde da OPAS-OMS.

Carla de Agostino Biella, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Secretaria de Ciência Tecnologias e Insumos Estratégicos (SCTIE), Ministério da Saúde.

Farmacêutica Bioquímica, MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde, Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado em Biociências aplicadas à Farmácia. Técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Secretaria de Ciência Tecnologias e Insumos Estratégicos (SCTIE), Ministério da Saúde.

Clarice Alegre Petramale, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Secretaria de Ciência Tecnologias e Insumos Estratégicos (SCTIE), Ministério da Saúde.

Médica, Doutora, Especializada em Infectologia e Saúde Coletiva. Diretora do Departamento de Gestão e Incoporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

20-09-2017

Como Citar

1.
Contó M, Biella C de A, Petramale CA. Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica. Rev. G&S [Internet]. 20º de setembro de 2017 [citado 19º de abril de 2024];6(4):Pág. 3016-3023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3303

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>