A qualidade das evidências e as recomendações sobre a incorporação de medicamentos no sistema único de saúde:

uma análise retrospectiva

Autores

  • Ivan Ricardo Zimmermann Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde
  • Eduardo Freire de Oliveira Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde
  • Ávila Teixeira Vidal Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias do Saúde do Ministério da Saúde
  • Vania Cristina Canuto Santos Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias do Saúde do Ministério da Saúde
  • Clarice Alegre Petramale Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias do Saúde do Ministério da Saúde

Palavras-chave:

Avaliação de Medicamentos, Avaliação da Tecnologia Biomédica, Modelos Logísticos, Tomada de Decisões, Sistema Único de Saúde

Resumo

Os processos de gestão e incorporação de tecnologias ao Sistema Único de Saúde (SUS) são amparados por conhecimentos específicos da área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). O objetivo desse estudo foi estimar os fatores associados à qualidade das evidências e sua relação com as recomendações sobre a incorporação de medicamentos emitidas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Para tanto, foram avaliadas, por meio de modelos estatísticos bivariados e de regressão logística, a associação entre potenciais preditores da qualidade das evidências constantes nos relatórios, assim como sua relação com as recomendações emitidas pela comissão no período de 2012 a 2015. As análises bivariadas sugeriram a indicação em doença rara, a origem externa da demanda e o ano do relatório como  potenciais preditores da baixa qualidade das evidências. No modelo ajustado pelo impacto orçamentário e ano da recomendação, a qualidade baixa das evidências demonstrou uma chance de cerca de quatro vezes maior de receber uma recomendação não favorável pela Conitec (ORajustado: 4,33; IC95%: 1,26 a 14,93, p < 0,05). Os resultados demonstram a importância e consistência da avaliação da qualidade das evidências nas recomendações sobre incorporação de medicamentos no SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Ricardo Zimmermann, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde

Farmacêutico-bioquímico. MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), doutorando em Ciências da Saúde na Universidade de Brasília (Unb). Analista Técnico de Políticas Sociais no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde.

Eduardo Freire de Oliveira, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde

Farmacêutico. Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP) e University of East Anglia (UEA). Consultor no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde.

Ávila Teixeira Vidal, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias do Saúde do Ministério da Saúde

Nutricionista. Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), Mestre em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Tecnologista de Ciência e Tecnologia no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde.

Vania Cristina Canuto Santos, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias do Saúde do Ministério da Saúde

Economista. Especialista em Economia da Saúde e Farmacoeconomia pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona (UPF). Mestre em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Diretora-substituta do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde.

Clarice Alegre Petramale, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias do Saúde do Ministério da Saúde

Médica. Especialista em Infectologia e Saúde Pública pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER). Diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

29-10-2015

Como Citar

1.
Zimmermann IR, Oliveira EF de, Vidal Ávila T, Santos VCC, Petramale CA. A qualidade das evidências e as recomendações sobre a incorporação de medicamentos no sistema único de saúde:: uma análise retrospectiva. Rev. G&amp;S [Internet]. 29º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];6(4):Pág. 3043-3065. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3312

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>