REDES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVAS E INCLUSIVAS

Autores

  • Renata Portela Rinaldi
  • Manoel Osmar Seabra Junior

Resumo

Nos últimos anos o Brasil vem conquistando um lugar de destaque devido às mudanças estruturais que pretendem a efetiva inclusão escolar de Pessoas com Deficiência. Os avanços e conquistas são frutos dos esforços do Ministério da Educação (MEC), dos agentes do sistema educacional, da comunidade acadêmica em geral, os quais têm estabelecido vínculos importantes com a sociedade para esse processo de constituição de um arcabouço político fundamentado na perspectiva da Educação Inclusiva.

A Educação a Distância (EaD) e as tecnologias de informação e comunicação (TIC) por sua vez tem possibilitado a experimentação de inovadoras experiências que estimulam e potencializam a articulação de conhecimentos construídos historicamente com a experiência pessoal. Permitem a reflexão sobre as novas formas de comunicação, expressão e cultura na sociedade contemporânea, a abrangência e complexidade da educação, em interface com a tecnologia, as linguagens, formas e conteúdos nos ambientes virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Portela Rinaldi

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Desde 2011 é docente da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores,formadores de professores, aprendizagem da docência, desenvolvimento profissional, estágio supervisionado, processos formativos na modalidade a distância e políticas públicas.

Manoel Osmar Seabra Junior

Possui Doutorado em Educação - Unesp/Marília, (2008) na Linha de Pesquisa: Educação Especial no Brasil. Foi professor e coordenador dos cusos de graduação e Pós Graduação na UNIMAR, Universidade de Marília onde atuou durante 14 anos. Atua na área de Educação Especial com ênfase em Atividade Motora Adaptada, inclusão e Tecnologia Assistiva. Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da Unesp de Presidente Prudente, na função de coordenador do curso. É membro da comissão permanete de Acessibilidade da FCT, Unesp, Presidente Prudente e da comissão de Acessibilidade da Prograd/Unesp. É membro da diretoria da SOBAMA - Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Pesquisador dos grupos de pesquisa em deficiências físicas e sensoriais, da Unesp, Marília e do grupo API , Ambientes potencializadores para Inclusão, da Unesp de Presidente Prudente. Presta assessorias ao MEC, relacionadas a implementação das salas multifuncionais. Tem experiência em EaD, Ensino a Distância, atuando como Orientador de Turma, no curso de Pedagogia semi-presencial, da Univesp/Unesp no campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Rinaldi RP, Junior MOS. REDES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVAS E INCLUSIVAS. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];1(1). Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/283

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)