SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL:

A UTILIZAÇÃO DE ANÁLISES ESTATÍSTICAS COMO POSSIBILIDADE DE INSTRUMENTO NORTEADOR DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Renata Portela Rinaldi
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
  • José Gilberto Spasiani Rinaldi
  • Klaus Schlünzen Júnior

Resumo

A análise apresentada nesse texto decorre do estudo quali-quantitativo desenvolvido pelos autores e visa, num primeiro momento, analisar o processo de implantação das Salas de Recurso Multifuncional (SRM) e seus respectivos tipos, em todo o território nacional no período de 2005-2011. A pesquisa documental, o uso de técnicas estatísticas (teste Qui-Quadrado e análise de correspondência) e recursos de softwares foram os procedimentos metodológicos usados para a coleta de documentos e análise dos dados. Os resultados apontam para uma política de estado cujo investimento tem sido constante, mas variável, especialmente a partir do ano de 2009. Nesse período tem-se a aprovação e homologação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que tem como um de seus pilares a garantia do acesso e permanência da pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na escola regular. Adicionalmente, os dados possibilitam a identificação da região Nordeste como aquela em que há maior número de SRM implantadas no período, bem como das regiões Centro-Oeste e Norte como aquelas em que o processo de implantação ainda é tímido considerando sua população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Rinaldi RP, Moriya Schlünzen ET, Rinaldi JGS, Júnior KS. SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL:: A UTILIZAÇÃO DE ANÁLISES ESTATÍSTICAS COMO POSSIBILIDADE DE INSTRUMENTO NORTEADOR DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO NO BRASIL. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];1(1):pag. 724-736. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/307

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)