FORMAÇÃO DE PROFESSORES SEMIPRESENCIAL:

a construção da prática pedagógica como eixo articulador para o uso de tecnologias em uma escola inclusiva

Autores

  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
  • Renata Portela Rinaldi

Resumo

O presente artigo tem o propósito de apresentar dados referentes à elaboração, implementação, acompanhamento, desenvolvimento e avaliação do Eixo Articulador: Inclusão e Educação Especial no curso de Licenciatura em Pedagogia Semipresencial da UNIVESP/Unesp. São explicitados os aportes teóricos, metodológicos e práticos que subsidiaram a organização da disciplina, concebida com a premissa de formar os professores, oferecendo instrumentos de análise sobre as políticas e práticas de inclusão escolar de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE). Mais ainda, oferecer aos graduandos elementos para uma análise de práticas e recursos que podem ser utilizados na perspectiva de uma escola inclusiva, por meio da promoção de atividades escolares que desenvolvam as habilidades de todos. A disciplina foi elaborada em 5 (cinco) blocos de 24 (vinte e quatro) horas semanais, contendo propostas de atividades e estudos sobre as questões próprias da escola comum, agregadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Tudo de acordo com as necessidades educacionais específicas dos EPAEE, considerando sua importância dentro das políticas de Inclusão e sua aplicação em contextos escolares vinculados às disciplinas de conteúdos de didática do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
dos Santos DA do N, Moriya Schlünzen ET, Rinaldi RP. FORMAÇÃO DE PROFESSORES SEMIPRESENCIAL:: a construção da prática pedagógica como eixo articulador para o uso de tecnologias em uma escola inclusiva. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];1(1):pag. 561-576. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/288

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)