PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TDAH DE UMA ESCOLA NO MUNICIPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental comum na população de crianças em idade escolar e, a habilidade psicomotora dessas crianças pode ser expressivamente inferior ao que se espera em cerca de 30% a 50% dos casos. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo traçar o perfil psicomotor de crianças com diagnóstico de TDAH. Inicialmente a pesquisa foi avaliada e autorizada pela Secretária Municipal de Educação da cidade de Presidente Prudente-SP. Participaram do estudo cinco crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade, sem comorbidades, com idades entre seis e nove anos, de ambos os sexos, regularmente matriculados em uma instituição pública de ensino da cidade de Presidente Prudente-SP e participantes de um projeto de extensão desenvolvido na escola. Para coleta de dados foi utilizado a Escala de Desenvolvimento Motor , descrita por Rosa Neto (2002), na qual foram utilizados todos os teste propostos: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal/ rapidez, organização espacial e temporal. O teste foi aplicado individualmente, em uma única sessão, com tempo médio de 35 minutos. Os dados foram analisados de acordo com os critérios estabelecidos pelo autor. A partir da análise dos dados, observa-se que o desempenho motor das crianças ficaram entre normal baixo e médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).