Utopia e distopia na produção artística e teórica de Witkacy

Autores

  • Livia Rocha Universidade de Brasília
  • Biagio D'Angelo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v18i2.29233

Palavras-chave:

Utopia, Distopia, Stanislaw Ignacy Witkiewicz ”“ Witkacy (1885-1939)

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar as fronteiras do utópico e do distópico presentes na produção artística e teórica do artista polonês Stanislaw Ignacy Witkiewicz, conhecido pelo pseudônimo Witkacy (1885-1939). A hipótese aqui levantada é a de que haja uma certa contraditoriedade entre teoria e prática realizada pelo artista. Mesmo considerando que a criatividade estava ameaçada de extinção nessa nova sociedade subjugada pela mecanização, Witkacy possuía uma visão utópica acerca da arte, pois acreditava ser este o único mecanismo capaz de fazer o indivíduo experimentar o Mistério da Existência. Já em suas produções literárias, especialmente no romance, o artista revela uma visão antagônica, criando imagens assustadoramente distópicas da sociedade. O que move esse estudo é o conflito gerado por estas visões opostas. Enquanto, por um lado, o artista manifestou uma idealização, uma visão utópica da arte, por outro lado há um profundo pessimismo, uma visão distópica do homem e da sociedade. Este artigo se limitará a analisar duas obras literárias, Insaciabilidade (1930) e a peça A Mãe (escrita em 1924 e publicada em 1962), bem como a produção teórica do artista ”“ New Forms in Painting and the Misunderstandings Arising Therefrom (1919) e Pure Form in the Theater (1921).

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Referências

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Publicado

2020-01-17

Como Citar

Rocha, L. ., & D’Angelo, B. (2020). Utopia e distopia na produção artística e teórica de Witkacy. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 18(2), 111–120. https://doi.org/10.26512/vis.v18i2.29233

Edição

Seção

Imagem e Utopia