Composição em dança como crítica da imagem

Auteurs-es

  • Larissa Ferreira Instituto Federal de Brasília ”“ IFB

DOI :

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20641

Mots-clés :

Dança. Tecnologia. Imagem. Composição. Táticas.

Résumé

Este artigo apresenta uma tomada crítica sobre a elaboração da imagem em obras de dança em afecção com as tecnologias. Rejeita a abordagem que considera somente as formas da imagem, visto que não há neutralidade na composição desta. Estamos diante da complexidade dos regimes da imagem que criam danças e das danças que criam imagens e, nesta criação-afecção, produzem-se conceitos. Nesse sentido, o artigo segue desde o desejo de evidenciar o modo como a dança simultaneamente faz par com as tecnologias da imagem e esboça uma crítica a certas imagens que seguem modelos fáticos. A partir da análise de algumas cenas de Sentidos da Presença (2012), obra coreográfica da autora, evidenciam-se outras possibilidades de composição que escapam aos componentes hegemônicos da imagem contemporânea, tais como a nitidez, a velocidade e a hipervisibilidade.  Discutem-se algumas táticas que foram praticadas, a saber; o desenquadramento, o fora-de-campo e a invisibilidade, como possibilidade de compor a imagem na dança como um modo de crítica da imagem.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Larissa Ferreira, Instituto Federal de Brasília ”“ IFB

Professora da Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília ”“ IFB. Mestra e Doutora em Artes ”“ UnB. Licenciada em Dança ”“ UFBA.

Références

AUMONT, Jacques. A imagem. Trad. Estela dos Santos Abreu e Cláudio Cesar SantoroLisboa: Edições Texto e Grafia, 2011.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Julio Castanon Guimarães. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 2015.

BELLOUR, Raymond. Entre-Imagens. Trad. Luciana A. Penna. São Paulo: Papirus, 2007.

CANEVACCI, Massimo. Fetichismos Visuais: Corpos Erópticos e Metrópole Comunicacional. São Paulo, Ateliê editorial, 2008.

CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Trad. de Julia Sobral Campos. Rio de Janeiro: Editora Cobogó: 2014.

DELEUZE, Gilles. Sobre o Teatro: Um manifesto de menos / O esgotado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

_______________. Imagem-Movimento. Trad. Stella Senra. Rio de Janeiro: Editora 34, 1986.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. vol. 5. Trad. Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2007.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: Elogio da Superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

_______________ . Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.

FOUCAULT, Michel. Michel. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Trad. Monica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contratempo, 2012.

SERRES, Michel. Variações sobre o corpo. Trad. de Edgard de Assis Carvalho; Mariza Perassi Bosco. São Paulo: Bertrand Brasil, 2005.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. São Paulo: Autêntica, 2008.

VIRILIO. Paul. A máquina de visão. Trad. Paulo Roberto Pires. São Paulo: José Olympio, 1994.

_____________. A imagem virtual, mental e instrumental. Trad. Carlos Irineu da Costa. In: PARENTE, André (Org.) Imagem-máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

Téléchargements

Publié-e

2018-10-03

Comment citer

Ferreira, L. (2018). Composição em dança como crítica da imagem. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(2), 88–102. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20641

Numéro

Rubrique

Imagem e(m) Cena