Dança transmídia

compondo as fissuras do (in)visível

Autores

  • Larissa Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i1.20566

Palavras-chave:

Dança. Imagem. Tática. Política. Invisibilidade.

Resumo

Este artigo discute as corporalidades políticas relacionadas ao atravessamento entre dança e tecnologias da imagem, denominada como dança transmídia. Esboça um diálogo sobre a composição de imagens na dança, com ênfase aos modos de composição do corpo afectado por possíveis (in)visibilidades instauradas no encontro com as tecnologias da imagem. E, neste contexto, propõe-se uma tática de composição da dança transmídia como modo de crítica da imagem. Neste percurso, apresenta obras históricas de dança transmídia desde a perspectiva da dança enquanto visualidade, e avança ao discutir Corpo em Obra (2012 ”“ 2017), criação concebida pela autora. Ao referir-se às corporalidades políticas envolvidas, reflete sobre táticas que promovem certas fissuras no vísivel e instauram a invisibilidade como tática de composição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2011.

CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Tradução de Julia Sobral Campos. Rio de Janeiro: Editora Cobogó: 2014.

DELEUZE, Gilles. ¿Que és un dispositivo? In: Michel Foucault, Filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, p. 155-161.

___________________. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Zahar editora, 2007.

___________________. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DUBOIS, Phillipe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: CosacNaif, 2004.

ESPINOSA, Baruch de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Tradução Tomaz Tadeu da Silva).

___________________. Ética. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Tradução de Marilena Chaui...Et al).

JOBEY, Liz. “Hold Still” - Ensaio sobre a exposição Performing For The Camera. Londres: Tate Modern. Revista Tate Etc.Issue 36 ”“ Spring 2016, p.42-60.

KRAUSS, Rosalind. A Voyage in the North Sea. Art in the Age of the Post-Medium Condition. London: Thames & Hudson, 1999.

GRAU, Oliver. Lembrem a fantasmagoria! Política da ilusão do século XVIII e sua vida após a morte multimedia. Em DOMINGUES, Diana (organização). São Paulo: UNESP, 2007. p. 167-177.

LEPECKI, André. Notes of the edictor Introdução do editorial “On Choreography” da Revista Performance Research- A Journal of the Performing Arts, Routledge: 2008.

___________________. The Power of ‘Co-’ in Contemporary Dance. Entrevista para Larisa Crunțeanu: 2015 http://revistaarta.ro/en/the-power-of-co-in-contemporary-dance/; acesso em novembro de 2015.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2008).

MCGREGOR, Wayne. Choreographic Thinking Tools. England: Paul Hamlyn Foundation and Arts Council England, 2013.

MICHELL, W.J.T . “Não existem mídias visuais”. Em Arte Ciência e Tecnologia: Passado, presente e futuro. DOMINGUES, Diana (organização). São Paulo: UNESP, 2007. p. 167- 177.

MORRIS, Robert. Notes on Dance. The Tulane Drama Review, Vol. 10, No. 2 (Winter, 1965), pp.

-186 Published by: MIT Press. Disponível em http://arts.berkeley.edu/wpcontent/uploads/2016/01/morris-notes-on-dance.pdf. Acesso em Março de 2016.

OITICICA, Hélio. A dança da minha experiência. Rio de Janeiro, 1965-1966.

PELBART, Peter Pál. Ecologia do invisível. Ensaio disponível em “A nau do tempo-rei: sete ensaios sobre o tempo da loucura”. Rio de Janeiro: Imago, 1993. Versão do livro em PDF disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/peter/naudotemporei.pdf . Acesso em abril de 2015.

PHELAN, Peggy. “Moving Centres”. In Moving Choreographing You: Art and Dance Since 1960. Editado por Sthephanie Rosenthal. MIT PRess, Londres, 2011.

RAINER, Yvonne. The Films of Yvonne Rainner. Indiana University Press: United States of America, 1989.

WOOD, Catherine. Yvonne Rainer: The Mind is a Muscle. Afterall Books Distributed by MIT Press: College of Art and Design, University of the Arts London, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Ferreira, L. (2018). Dança transmídia: compondo as fissuras do (in)visível. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(1), 67–78. https://doi.org/10.26512/vis.v17i1.20566

Edição

Seção

Dossiê - Bordas rarefeitas: dança e performance. Orgs: Marcia Almeida; Maria Bea