Dança transmídia
compondo as fissuras do (in)visível
DOI :
https://doi.org/10.26512/vis.v17i1.20566Mots-clés :
Dança. Imagem. Tática. Política. Invisibilidade.Résumé
Este artigo discute as corporalidades políticas relacionadas ao atravessamento entre dança e tecnologias da imagem, denominada como dança transmídia. Esboça um diálogo sobre a composição de imagens na dança, com ênfase aos modos de composição do corpo afectado por possíveis (in)visibilidades instauradas no encontro com as tecnologias da imagem. E, neste contexto, propõe-se uma tática de composição da dança transmídia como modo de crítica da imagem. Neste percurso, apresenta obras históricas de dança transmídia desde a perspectiva da dança enquanto visualidade, e avança ao discutir Corpo em Obra (2012 ”“ 2017), criação concebida pela autora. Ao referir-se à s corporalidades políticas envolvidas, reflete sobre táticas que promovem certas fissuras no vísivel e instauram a invisibilidade como tática de composição.
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