Composição em dança como crítica da imagem

Autores

  • Larissa Ferreira Instituto Federal de Brasília ”“ IFB

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20641

Palavras-chave:

Dança. Tecnologia. Imagem. Composição. Táticas.

Resumo

Este artigo apresenta uma tomada crítica sobre a elaboração da imagem em obras de dança em afecção com as tecnologias. Rejeita a abordagem que considera somente as formas da imagem, visto que não há neutralidade na composição desta. Estamos diante da complexidade dos regimes da imagem que criam danças e das danças que criam imagens e, nesta criação-afecção, produzem-se conceitos. Nesse sentido, o artigo segue desde o desejo de evidenciar o modo como a dança simultaneamente faz par com as tecnologias da imagem e esboça uma crítica a certas imagens que seguem modelos fáticos. A partir da análise de algumas cenas de Sentidos da Presença (2012), obra coreográfica da autora, evidenciam-se outras possibilidades de composição que escapam aos componentes hegemônicos da imagem contemporânea, tais como a nitidez, a velocidade e a hipervisibilidade.  Discutem-se algumas táticas que foram praticadas, a saber; o desenquadramento, o fora-de-campo e a invisibilidade, como possibilidade de compor a imagem na dança como um modo de crítica da imagem.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Ferreira, Instituto Federal de Brasília ”“ IFB

Professora da Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília ”“ IFB. Mestra e Doutora em Artes ”“ UnB. Licenciada em Dança ”“ UFBA.

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Trad. Estela dos Santos Abreu e Cláudio Cesar SantoroLisboa: Edições Texto e Grafia, 2011.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Julio Castanon Guimarães. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 2015.

BELLOUR, Raymond. Entre-Imagens. Trad. Luciana A. Penna. São Paulo: Papirus, 2007.

CANEVACCI, Massimo. Fetichismos Visuais: Corpos Erópticos e Metrópole Comunicacional. São Paulo, Ateliê editorial, 2008.

CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Trad. de Julia Sobral Campos. Rio de Janeiro: Editora Cobogó: 2014.

DELEUZE, Gilles. Sobre o Teatro: Um manifesto de menos / O esgotado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

_______________. Imagem-Movimento. Trad. Stella Senra. Rio de Janeiro: Editora 34, 1986.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. vol. 5. Trad. Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2007.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: Elogio da Superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

_______________ . Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.

FOUCAULT, Michel. Michel. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Trad. Monica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contratempo, 2012.

SERRES, Michel. Variações sobre o corpo. Trad. de Edgard de Assis Carvalho; Mariza Perassi Bosco. São Paulo: Bertrand Brasil, 2005.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. São Paulo: Autêntica, 2008.

VIRILIO. Paul. A máquina de visão. Trad. Paulo Roberto Pires. São Paulo: José Olympio, 1994.

_____________. A imagem virtual, mental e instrumental. Trad. Carlos Irineu da Costa. In: PARENTE, André (Org.) Imagem-máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Ferreira, L. (2018). Composição em dança como crítica da imagem. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(2), 88–102. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20641

Edição

Seção

Imagem e(m) Cena